sábado, 26 de maio de 2012

Marketing e comunicação

Marketing é muito maior que vendas, esta é apenas uma de suas atividades. “A venda começa apenas quando você tem o produto. O marketing começa antes de haver o produto”, diz Philip Kotler, em “O marketing sem segredos”.

Para o autor, “marketing é uma ciência e a arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com rentabilidade”, com vista a atingir esse fim identifica necessidades e desejos insatisfeitos.

Por que estou falando de marketing hoje? Fiz um curso sobre o tema e busco mais subsídios para entender essa área. Vi que para ser um trabalho bem feito é sempre necessário ter um planejamento, estabelecer um caminho, uma maneira estratégica de se chegar ao destino certo. E me lembrei desta parte da aula porque havia estabelecido uma meta: escrever periodicamente para este blog. Havia guardado algumas sugestões em arquivo no meu computador, mas fiquei sem o aparelho. Não planejei direito, não usei de todas as ferramentas (fazer beckup), minha estratégia não foi bem pensada, portanto. Tá certo, o exemplo não foi tão bom assim, mas tinha que deixar registrada minha indignação aqui (risos), vamos seguir os estudos.

Segundo Kotler, o foco do marketing está no consumidor, satisfazer necessidades individuais, afinal, “as pessoas podem satisfazer suas necessidades de várias maneiras, inclusive roubando ou mendigando. O marketing promove essa satisfação, oferecendo alguma coisa de valor em troca do que se quer da outra parte”.

É papel do marketing: “perceber as necessidades não-atendidas das pessoas e criar novas soluções atraentes”. Para tanto, é claro que são utilizadas diversas “armas” e uma delas é a comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário