A Comunicação Interpessoal acontece quando pessoas trocam informações entre si. Essa troca pode ser direta e imediata ou pode ser indireta e mediada. Assinale a alternativa que representa uma situação direta e imediata:
a) Uma pessoa lendo uma notícia de um acidente num jornal.
b) Duas pessoas conversando no intervalo do trabalho, onde uma delas relata um acidente automobilístico vivenciado por ela.
c) Um fanático torcedor ouvindo um jogo do seu time pelo rádio.
d) Uma pessoa assistindo a uma novela pela televisão.
Essa questão caiu no Concurso Público do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) no ano de 2010, para o cargo de jornalista. Se você como eu assinalou a letra B, acertou.
Relembrei dessa pergunta ao ler “Teorias da Comunicação, do PROFUNCIONÁRIO, Governo Federal/MEC/UnB. Foi o que me ajudou a construir o seguinte texto explicando as diferenças entre essa forma de comunicação que tanto utilizamos, afinal, somos seres sociais e precisamos nos comunicar com nosso próximo.
A Comunicação Interpessoal é direta e imediata quando os sujeitos estão cara a cara (fala, gesticulação), o que entre as alternativas apenas era encontrada na conversa exemplificada na letra B. As outras opções traziam uma comunicação feita através de algum meio. Fatores que demonstram uma comunicação indireta e mediada. Quer dizer, quando as pessoas não podem enxergar ou escutar uma a outra, necessitando, portanto, de algum meio para alcançar o outro.
Agora que você me lê, por exemplo, a comunicação está provavelmente sendo mediada por um computador.
Mais comunicação - Até aqui falamos de uma comunicação mais informal, que podemos confrontar também com os modos mais formais, aqueles encontrados nas instituições, por exemplo.
Veremos que a Comunicação Institucional é sempre mediada, porque utiliza meios de comunicação para atingir seus objetivos. No caso de uma escola, ou mesmo do Instituto Federal que aplicou a questão inicial deste post, um dos meios pode ser o mural, uma carta, agenda escolar, caderno, boletim ou mesmo alunos, professores, funcionários, diretores, entre outros. Todos eles poderão ser portadores da Comunicação Institucional.
Por fim, temos a Comunicação de Massa, que também é feita de forma mediatizada. Ela não é feita entre pessoas, nem entre instituições e seus públicos, mas é feita entre meios de comunicação e “massa anônima” (grande alcance e audiência). Isso todos têm muitos modelos, afinal, quem nunca parou para pensar no poder da televisão, um dos meios mais massificadores da informação?
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