quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Hard x Soft News

Algumas palavras são pouco usuais no meu vocabulário. No caso das hard news não me lembro de tê-las estudado com essa denominação na faculdade, por isso, fiquei supresa quando encontrei esses termos em concurso. Outro dia, lendo a Revista Imprensa (Agosto/nº 270) encontrei matérias que me motivaram a deixar esse registro aqui.

Em “Follow-up da Alvorada”, sobre assessores de imprensa que trabalham na madrugada, estavam os do Centro de Comunicação Social da Polícia Militar de São Paulo, onde se atende cerca de 70 demandas diárias de “veículos que buscam uma das pautas elementares do hardnews, a policial”. “A equipe de policiais que começou o expediente às 20 horas da noite anterior e são responsáveis por todas as demandas da imprensa até o começo da manhã”, diz a reportagem.

Já o texto “Cobertura Amplificada” mostra o aumento da veiculação de matérias hard news na TV Record após a contratação de José Luiz Datena. O apresentador do Cidade Alerta fez subir o número de matérias policiais que passam na emissora.

“O hardnews, mais uma vez, se destaca na cobertura das principais emissoras do país. O fato de a editoria conter temas muito populares (cidades, internacional, jurídica, nacional, opinião, política e polícia) justifica a superioridade, sendo que TV Globo e TV Record disputam a ponta no número de matérias exibidas, com pequena vantagem da Record. 26% das matérias publicadas com a temática a emissora de Edir Macedo contra 25% da emissora dos Marinho. Band contabilizou 19% das matérias; SBT, 18%; e Rede TV!, 12%.

Na pesquisa, a divisão das editorias contempla ainda comportamento, cultura, economia e geral. Dentro de comportamento estão enquadradas as matérias de esporte, entre outras; economia envolve questões de finanças, negócio, sustentabilidade, por exemplo; e geral é um “chapéu” que cobre ciência e tecnologia, ambiente, educação, medicina, odontologia, propaganda/marketing/comunicação, recursos humanos, religião, saúde, serviços e social.

Fique com algumas anotações que tenho de como o tema foi abordado em concursos:

Hard news: noticiário de fatos relevantes, densos e complexos.
Hard news: notícias fortes, de grande atualidade.
Hard news: notícias de economia
Soft news: notícias de turismo
Soft news: notícias leves ou fait-divers.
Fait-divers: (francês) fatos diversos, não classificáveis entre as diversas categorias/editorias (política/economia...).
Features: (inglês): em geral remetem a temas leves.

Para encerrar, vamos testar os conhecimentos com a pergunta abaixo, disponível no site Questões de Concursos Públicos e que caiu na prova do “CESPE - 2010 - MS - Técnico de Comunicação Social – Jornalismo”:

Além da clássica divisão entre hard news e soft news, as notícias também podem ser hot news (quentes), spot news (imprevisíveis) e strong news (fortes).

Correto? Acertou se disse que está errada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário