domingo, 13 de novembro de 2011

Reportagem, notícia e concurso

“A reportagem é uma narrativa, simplesmente uma narrativa. Ela depende muito do poder de observação do narrador, da maneira de transmitir essa observação em palavras e de saber concatenar bem a forma de expressá-la. Uma observação cuidadosa não é necessariamente uma boa reportagem. Mas uma boa reportagem é necessariamente o fruto de uma observação cuidadosa.” (Cláudio Abramo)

Às vezes chego à conclusão de que coleciono frases. Não só essa do Cláudio Abramo, mas algumas ligadas aos concursos realizados Brasil afora. E será sobre isso a minha postagem de hoje. No livro Manual de Radiojornalismo, Heródoto Barbeiro e Paulo Rodolfo Lima explicam que “jornalismo é trabalho de equipe. O entrosamento do repórter com a redação e os técnicos de som é fundamental para a qualidade da reportagem”.

O tema, exatamente ela, a REPORTAGEM, trabalho presente nos veículos impressos, na televisão, no rádio e na internet (todas as citações abaixo foram extraídas de alguma prova de concurso):

“Produto jornalístico que diz respeito a um texto com maior profundidade, amplitude e tempo de produção, requer pesquisas e consulta ao maior número de fontes”.

São características de uma reportagem:

“A predominância da forma narrativa, a objetividade dos fatos narrados, a humanização do relato e o texto de natureza impressionista”.

Por isso,

“A abertura de uma reportagem destina-se a chamar a atenção do leitor e conquistá-lo para a leitura do texto.”

Na reportagem impressa:

“É característica do narrador onisciente conhecer todos os acontecimentos do fato em questão e até mesmo o pensamento dos personagens.”

“Em reportagem, os tempos da narrativa são psicológico, físico, cronológico e linguístico.”

“No Brasil, é usual a classificação dos gêneros jornalísticos em duas categorias: informativa e opinativa. Pertencem ao campo do jornalismo informativo: a nota, a notícia e a reportagem, que distinguem-se pela progressão dos acontecimentos.”

“A definição dada por Muniz Sodré (1986) para a reportagem é de que é a extensão da notícia. Como gênero jornalístico, reportagem é jornalismo interpretativo.”

Já os atributos da NOTÍCIA são:

“Tudo aquilo que dá valor ao fato, tornando-o publicável.”

Afinal,

“A notícia não é um acontecimento, mas a narrativa desse acontecimento.”

Portanto, a notícia é a

“Produção jornalística cotidiana que não demanda tempo de pesquisa e que está restrita ao lide e às informações complementares, tem atualidade, periodicidade, difusão e universidade.”

E segundo o CESPE

“A notícia exótica está ligada ao cotidiano das pessoas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário