sábado, 13 de fevereiro de 2016

Introdução à linguística 1: domínios e fronteiras

Continuando a falar sobre o livro: MUSSALIN, Fernanda; BENTES, Anna Christina (orgs.). Introdução à linguística 1: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez editora, 2000.

Na verdade, esta postagem de hoje será mais sobre pesquisa que eu fiz a respeito da obra na internet. Não tem a intenção de ser científico, ou seguir qualquer norma, apenas trazer mais informações para servir como referencial em algum momento que necessite tratar sobre o livro.

O livro Introdução à linguística 1: domínios e fronteiras foi publicado pela Cortez Editora, fazendo parte da Coleção Introdução à Linguística. Para a professora Ingedore Kock, "para que o leitor tenha uma visão do conjunto global e coerente, seria de recomendar-se a leitura de todos os textos que compõem os dois volumes desta coletânea, evidentemente na ordem em que lhe aprouver e que mais vier a satisfazer seus objetivos e interesses".

Sobre as organizadoras, texto de seus currículos Lattes e mais algum dado que eu tenha acreditado ser importante de aqui ficar guardado:

Fernanda Mussalim: Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1987), mestrado (1996), doutorado (2003) e pós-doutorado (2009) em Linguística pela mesma universidade. É professora associada 3 da Universidade Federal de Uberlândia, atuando na graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, e realiza pesquisas em torno dos seguintes temas: identidade linguística nacional; constituição de posicionamentos discursivos no campo da arte (abrangendo literatura, música e pintura); relações entre estilo e ethos; autoria; processos de constituição de identidades femininas no discurso publicitário; fórmulas discursivas; e gêneros discursivos e ensino. Coordena, junto ao Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia e a seu Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos, o projeto ?Análise do discurso literário: o funcionamento da autoria na produção epistolar de Mário de Andrade?. É líder do Grupo de Pesquisa CED (Círculo de Estudos do Discurso), também filiado a essa universidade, membro do CEPELP (Centro de Pesquisa em Ensino de Língua Portuguesa - UFU) e do Centro de Pesquisa FEsTA (Fórmulas e estereótipos: teoria e análise), filiado ao Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É coordenadora da coleção ?Tradução de Estudos Linguísticos? da Editora da UFU (EDUFU); membro do Conselho Editorial da Cortez Editora (na área de Linguagem) e dos conselhos editoriais das seguintes revistas científicas: Revista da ABRALIN; Língua(gem) em Discurso - UNISUL; Cadernos de Estudos Linguísticos - IEL, UNICAMP; Letras & Letras - UFU; Linguasagem - UFSCar; Percursos Linguísticos - UFES; Todas as Letras - MACKENZIE; e Coleção Mestrado em Linguística - UNIFRAN. É membro das seguintes sociedades científicas: GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo); ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística); ALFAL (Associação de Linguística de Filologia da América Latina); e ALED (Associação latino-americana de Estudos do Discurso). É bolsista PQ - nível 2 - pelo CNPq.


Anna Christina Bentes: Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Fez pós-doutorado no Departamento de Antropologia da Universidade da California, Berkeley (2006). Atualmente é professora do Departamento de Linguística da Universidade Estadual de Campinas. Seu Grupo de Pesquisa no CNPq intitula-se "Linguagem como prática social: analisando a produção, a recepção e a avaliação de interações, gêneros do discurso e estilos lingüísticos". Atua nas áreas de Sociolinguística, Linguística do Texto e do Discurso e Linguística Aplicada. Seus principais temas de pesquisa são o fenômeno de narratividade, as práticas de linguagem nos contextos sociais, os gêneros do discurso e os estilos de fala. Organizou, com Fernanda Mussalim a coleção "Introdução à Lingüística", volumes 1, 2 e 3; com Ingedore Koch e Edwiges Morato, a obra "Referenciação e Discurso"; e com Marli Quadros Leite, "Linguística Textual e Análise da Conversação: panorama das pesquisas no Brasil." É autora do livro didático "Linguagem: práticas de leitura e escrita", volume 2, e é co-autora, com Ingedore Koch e Mônica Cavalcante, da obra "Intertextualidade: diálogos possíveis". Organizou e traduziu, com Renato Rezende e Marco Antônio Machado, a obra "Lingua como prática social: sobre as relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin", composta por artigos de William Hanks. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho "Linguística Textual e Análise da Conversação" da ANPOLL nos Biênios 2008-2010 e 2010-2012. É membro do Comitê Gestor e Editorial da Cortez Editora. Também coordena o Centro de Pesquisa "Margens", do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (Biênio 2009-2011), do qual fazem parte os pesquisadores Suzi Sperber, Sandoval Nonato Gomes Santos, Renato Cabral Rezende e Rosane Alencar. Tem atuado desde 2010 como parecerista das seguintes agências: CAPES, FAPESP e CNPq. Coordena, com Márcia Mendoinça e Marcos Lopes, o Programa PIBID Letras Unicamp, iniciado em 2014.

Sobre seu capítulo no livro, em que ela trata sobre a Linguística Textual, Anna Bentes explica que é um campo que “abrange três momentos com preocupações teóricas bastantes distintas entre si. No primeiro momento é voltado para a análise transfrática onde não conseguiam explicar as teorias sintáticas que ficassem limitadas ao nível da frase; no segundo houve a competência textual do falante, ou seja, a construção de gramáticas textuais e no terceiro o texto é visto não como um produto acabado, mas como um processo, resultante de operações comunicativas e processos linguísticos em situações sociocomunicativas”. E ela complementa explicando que a construção dos sentidos no texto diz respeito ao modo como os elementos dão sentido quando chega aos interlocutores.

Na página Scielo encontrei um resumo que trata dos dois volumes do livro. O resumo foi escrito por  Maria Aparecida Caltabiano-Magalhães (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo):

 
Introdução à Linguística: Domínios e Fronteiras é uma coletânea de textos que cobre "as diversas ramificações da Linguística, aqui entendida como a ciência da linguagem verbal humana" (Ingedore Koch, capa da obra), destinada a leitores iniciantes ou não especializados, escrita por pesquisadores especialistas em suas respectivas áreas.
O Volume 1 inicia com textos sobre Sociolinguística (Tania Alkmim (parte I) e Roberto Gomes Camacho (parte II)) e Linguística Histórica (Nilson Gabas Jr.), seguidos das "áreas que fazem parte daquilo que é tradicionalmente concebido como descrição gramatical das línguas naturais" (Introdução das organizadoras): Fonética (Gladis Massini-Cagliari e Luiz Carlos Cagliari), Fonologia (Angel Corbera Mori), Morfologia (Filomena Sandalo), Sintaxe (Rosane de Andrade Berlinck, Marina R. A. Augusto e Ana Paula Scher). Finaliza com o artigo de Anna Christina Bentes sobre Linguística Textual.
O Volume 2 abrange mais 8 áreas: Semântica (Roberta Pires de Oliveira), Pragmática (Joana Plaza Pinto), Análise da Conversação (Ângela Paiva Dionísio), Análise do Discurso (Fernanda Mussalim), Neurolinguística (Edwiges Morato), Psicolingüística (Ari Pedro Balieiro Jr.), Aquisição da Linguagem (Ester Miriam Scarpa) e Língua e Ensino: Políticas de Fechamento (Marina Célia Mendonça).
Vale ressaltar a importância das reflexões apresentadas por Sírio Possenti ao prefaciar a obra, que além de salientar a relevância da publicação, traz à tona discussões recentes sobre o papel da Linguística nos meios não-acadêmicos.
Segundo as organizadoras (na Introdução), apesar da vasta bibliografia de estudos no campo, o propósito da obra é, em uma linguagem acessível, apresentar uma amostra de como as diversas áreas abordam os fatos de linguagem, principalmente no Brasil. "Propõe-se a ser uma porta de entrada para o campo de Lingüística, um campo vasto, heterogêneo, multidisciplinar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário