Não podia deixar passar o Dia Internacional dos Trabalhadores sem puxar sardinha para a minha área. É que lembrando a luta dos operários de todo mundo contra a exploração me lembrei do filme Muito Além do Cidadão Kane, que conforme descreve a Wikipédia é um “documentário televisivo britânico de Simon Hartog exibido em 1993 pelo Channel 4, emissora pública do Reino Unido. O documentário mostra as relações entre a mídia e o poder do Brasil, focando na análise da figura de Roberto Marinho”.
Essa lembrança veio depois que recebi um e-mail mostrando um ranking divulgado pela Meio&Mensagem sobre os maiores grupos de mídia do mundo e que coloca Globo na 25ª posição entre os maiores conglomerados de mídia do planeta. E nada melhor que um dia de reflexão como é o 1º de maio, para fazer este post.
Realizado pelo Instituto para Políticas de Mídia e Comunicação da Alemanha, o estudo foca em corporações na criação de conteúdo impresso, televiso e online e multplataforma. Confira as 20 maiores empreendimentos de mídia do mundo e suas respectivas receitas:
1- Comcast/NBC Universal/LLC (EUA) – € 40,1 bilhões
2- The Walt Disney Company (EUA) - € 29,377 bilhões
3- Google Inc. (EUA) - € 27,231 bilhões
4- News Corp. (USA) - € 23,998 bilhões
5- Viacom Inc. (EUA) - € 20,948 bilhões
6- Time Warner (EUA) - € 20,815 bilhões
7- Sony Entertainment (Japão) - € 16,514 bilhõex
8- Bertelsmann AG (Alemanha) - € 15,253 bilhões
9- Vivendi S.A (França) - € 12,486 bilhões
10- Cox Enterprises Inc. (EUA) - € 11,013 bilhões
11- Dish Network Corporation (EUA) - € 10,092 bilhões
12- Thomson Reuters Corporation (EUA) - € 9,919 bilhões
13- Liberty Media Corp. (EUA) - € 9,080 bilhões
14- Rogers Comm. (Canadá) - € 9,031 bilhões
15- Lagardère Media (França) - € 7,657 bilhões
16- Reed Elsevier PLC (Inglaterra) - € 6,902 bilhões
17- Pearson plc (Reino Unido) - € 6,754 bilhões
18- ARD (Alemanha) - € 6,221 bilhões
19- Nippon Hoso Kyokai (Japão) - € 5,996 bilhões
20- BBC (Inglaterra) - € 5,584 bilhões
E como toda grande empresa capitalista, alguém sempre é explorado, vale a pena assistir ao vídeo Muito Além do Cidadão Kane, que tem cerca de uma hora e trinta minutos de gravação (sendo necessário aguardar um pouco para conseguir vê-lo, mas vale a pena).
Essa lembrança veio depois que recebi um e-mail mostrando um ranking divulgado pela Meio&Mensagem sobre os maiores grupos de mídia do mundo e que coloca Globo na 25ª posição entre os maiores conglomerados de mídia do planeta. E nada melhor que um dia de reflexão como é o 1º de maio, para fazer este post.
Realizado pelo Instituto para Políticas de Mídia e Comunicação da Alemanha, o estudo foca em corporações na criação de conteúdo impresso, televiso e online e multplataforma. Confira as 20 maiores empreendimentos de mídia do mundo e suas respectivas receitas:
1- Comcast/NBC Universal/LLC (EUA) – € 40,1 bilhões
2- The Walt Disney Company (EUA) - € 29,377 bilhões
3- Google Inc. (EUA) - € 27,231 bilhões
4- News Corp. (USA) - € 23,998 bilhões
5- Viacom Inc. (EUA) - € 20,948 bilhões
6- Time Warner (EUA) - € 20,815 bilhões
7- Sony Entertainment (Japão) - € 16,514 bilhõex
8- Bertelsmann AG (Alemanha) - € 15,253 bilhões
9- Vivendi S.A (França) - € 12,486 bilhões
10- Cox Enterprises Inc. (EUA) - € 11,013 bilhões
11- Dish Network Corporation (EUA) - € 10,092 bilhões
12- Thomson Reuters Corporation (EUA) - € 9,919 bilhões
13- Liberty Media Corp. (EUA) - € 9,080 bilhões
14- Rogers Comm. (Canadá) - € 9,031 bilhões
15- Lagardère Media (França) - € 7,657 bilhões
16- Reed Elsevier PLC (Inglaterra) - € 6,902 bilhões
17- Pearson plc (Reino Unido) - € 6,754 bilhões
18- ARD (Alemanha) - € 6,221 bilhões
19- Nippon Hoso Kyokai (Japão) - € 5,996 bilhões
20- BBC (Inglaterra) - € 5,584 bilhões
E como toda grande empresa capitalista, alguém sempre é explorado, vale a pena assistir ao vídeo Muito Além do Cidadão Kane, que tem cerca de uma hora e trinta minutos de gravação (sendo necessário aguardar um pouco para conseguir vê-lo, mas vale a pena).
Nenhum comentário:
Postar um comentário