Quando trabalhamos em determinada área é necessário conhecer as experiências e formas de atuação do mercado local. Durante a Semana de Comunicação Uniron 2012 (23 a 28/04), participei da palestra “Assessoria de Comunicação em Porto Velho”, com Suzy Hassem. Dona da Comunica Assessoria de Comunicação, que tive oportunidade de conhecer a estrutura logo depois, em contato intermediado pelo relações-públicas Adalberto Pintan.
Apresentando o trabalho feito pela única empresa específica do ramo na cidade, Suzi mostra que entre os produtos ofertados estão o boletim enviado três vezes ao dia para clientes do clipping e, também, a produção de vídeos-relises, dependendo da necessidade, tudo sempre definido após um estudo prévio de cada demandante. E essa ação inicial pode indicar que tipo de trabalho será necessário para se chegar às metas estabelecidas em contrato.
Sobre gerenciamento de crise, a jornalista mostra que é na hora da calmaria o momento de fazer o plano de comunicação, envolvendo:
1 – Fazer o engajamento do stakholders;
2 – Análise do cenário;
3 –Pesquisas;
4 – Índice de reputação;
5 – Desenvolver relação de confiança entre assessoria e assessorado.
Durante a crise é importante manter a serenidade, transparência e o equilíbrio. Para melhor desenvolver a função da assessoria, deve-se entender o perfil do cliente, estudando a organização. Suzy diz que quando se estabelece um laço de confiança evita-se o fator surpresa.
“Crise é notícia. E quanto maior a empresa, marca, personalidade, mais interesse gera”, comenta. Se a reputação está em jogo, ela ensina que o pior é tentar esconder os fatos. “Informe o que está acontecendo e as providências que estão sendo tomadas”.
Outras dicas dela é realizar o media training com o porta-voz e não comentar assuntos em off, “o trabalho do jornalista é noticiar os fatos”, conclui a empresária da comunicação.
Para conhecer mais sobre a Comunica, acesse o SITE.
Apresentando o trabalho feito pela única empresa específica do ramo na cidade, Suzi mostra que entre os produtos ofertados estão o boletim enviado três vezes ao dia para clientes do clipping e, também, a produção de vídeos-relises, dependendo da necessidade, tudo sempre definido após um estudo prévio de cada demandante. E essa ação inicial pode indicar que tipo de trabalho será necessário para se chegar às metas estabelecidas em contrato.
Sobre gerenciamento de crise, a jornalista mostra que é na hora da calmaria o momento de fazer o plano de comunicação, envolvendo:
1 – Fazer o engajamento do stakholders;
2 – Análise do cenário;
3 –Pesquisas;
4 – Índice de reputação;
5 – Desenvolver relação de confiança entre assessoria e assessorado.
Durante a crise é importante manter a serenidade, transparência e o equilíbrio. Para melhor desenvolver a função da assessoria, deve-se entender o perfil do cliente, estudando a organização. Suzy diz que quando se estabelece um laço de confiança evita-se o fator surpresa.
“Crise é notícia. E quanto maior a empresa, marca, personalidade, mais interesse gera”, comenta. Se a reputação está em jogo, ela ensina que o pior é tentar esconder os fatos. “Informe o que está acontecendo e as providências que estão sendo tomadas”.
Outras dicas dela é realizar o media training com o porta-voz e não comentar assuntos em off, “o trabalho do jornalista é noticiar os fatos”, conclui a empresária da comunicação.
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