sábado, 9 de julho de 2011

Assessoria de Imprensa e um pouco de história

Em 1906, Ivy Lee abandona sua atividade como jornalista e abre um escritório para melhorar a imagem do mega capitalista americano John Rockefeller, até, então, um dos magnatas mais importantes dos Estados Unidos. Yve Lee acabava de inaugurar qual importante atividade ligada à comunicação corporativa?

a) O jornalismo empresarial.
b) As Relações Públicas.
c) Os primeiros conceitos de marketing
d) O marketing institucional.
e) O planejamento estratégico empresarial.



Esta é uma história que sempre terei que recordar e estudar. Afinal, foi a partir de Ivy Lee que surgiu o trabalho das assessorias de comunicação ou de relações públicas. Portanto, letra B é a alternativa correta na prova aplicada no concurso 2010 da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Buscando mais informações sobre o tema assessoria de comunicação, encontrei o texto de Roger Bittencourt "Assessoria de imprensa: mercado em expansão", em que se discute a distinção entre jornalista de redação e de assessoria de imprensa. Para mim, sempre serão funções profissionais que buscarão a divulgação de fatos. E o próprio autor mantém clara essa ideia, “os assessores e jornalistas de redações trabalham com a mesma matéria-prima – a informação”.

Por isso a conclusão dele não poderia ser diferente: a “atividade é, sim, função jornalística, hoje desenvolvida por profissionais com experiência e competência e que merecem o respeito das redações. E por ser trabalho para jornalistas, assim também deve ser encarado pelo assessores no que tange à criatividade, à busca da informação, à veracidade e à ética.”

“Recente pesquisa da Universidade de São Paulo junto à mídia mostrou que mais de 80% das notícias publicadas em jornais tiveram origem em estímulo externo, ou seja, não partiram de dentro das redações (pautas próprias). Não se tem o dado, mas com certeza boa parte destas informações foram geradas por assessorias. E a tendência é aumentar”, mostra o artigo de Bittencourt.

E para quem atua nos diversos níveis do setor público (municipal, estadual e federal ou executivo, legislativo e judiciário) a indicação do autor sobre manter a ética permanece: “A ética que rege a assessoria de imprensa do órgão público é a mesma que serve para a iniciativa privada, ou deveria ser, e as prerrogativas são as mesmas”.

Bom, Ivy Lee abriu as portas empresariais para essa importante função. Agora é a vez de trabalharmos fortalecendo a imagem de nossas instituições sem perder de vista que temos um dever social: informar aos diversos públicos sempre com a verdade.

2 comentários:

  1. Gostei bastante do post. Acho importante para qualquer profissional saber a história de seu trabalho. O que acho essencial, também, é dar uma olhada em empresas especializadas que falem sobre seu trabalho, de uma maneira mais real. Indico dar uma olhada no site da Spindler (http://www.spindler.com.br). Eles têm seções explicando vários assuntos da área, como assessoria de imprensa, relacionamento com a mídia, auditoria de imagem e gerenciamento de crises. Espero ter ajudado!

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    1. Obrigada, vou ver o site sim, adoro me manter informada e entender mais sobre minha profissão.

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