domingo, 3 de julho de 2011

O que é o erro?

Todos os dias buscamos fazer nossas atividades da melhor maneira possível. Mas imprevistos acontecem.



Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, erro é - entre outras definições - o ato de errar, inexatidão, desvio do bom caminho, engano, desacerto, incorreção.

Muitas vezes o problema ocorre por excesso de confiança, falta de preparação, problemas técnicos, acidentes, enfim, uma gama de fatores podem influenciar nosso trabalho. Especialmente para o jornalismo nas transmissões ao vivo, os escorregões ficam mais à vista. Alguns deslizes, como falar um palavrão no ar, podem mostrar um “defeito” de casa! Sem falar os problemas de falta de ética mesmo, mas isso é outro assunto.

Na semana que passou, uma queda não tirou o foco da apresentadora da retransmissora manauense da Rede Record, mesmo que a equipe tenha tirado rapidamente a imagem do ar, a profissional manteve o bom humor para continuar a apresentação. Conforme o vídeo abaixo:



Mas não é só no “ao vivo” que as imperfeições aparecem. Na web também se comete erros. E quando um site traz informação inexata, precisa de correção, que pode vir por meio de “Nota da Redação” ou mesmo substituição/publicação de uma nova matéria.

Para mim, com esse blog, tenho feito da escrita um exercício mental. Vejo que assim como o exercício físico contribui para manter a forma, ler/estudar/resumir textos melhora a minha capacidade de interiorizar temas. E, por isso, conto com você que lê os textos aqui publicados para que me alerte quando encontrar algum erro.

Lembre-se: é preciso ousar sempre! E estar pronta para levantar quando cair!

Nenhum comentário:

Postar um comentário