sexta-feira, 22 de julho de 2011

Estruturando a notícia

Com este estudo sobre as formas de se divulgar uma informação, encerro as anotações que colhi das aulas de Português da professora Gisele Matos na Fundação Rede Amazônica. Vamos aos fatos!

Textos informativos: relatam acontecimentos da atualidade de maneira clara e objetiva, limitando-se a divulgar os fatos, dividem-se em:

Notícia: é o relato objetivo de algo atual e de interesse geral, acompanhado das circunstâncias explicativas dignas de destaque. Está dividida em manchete, lead (parágrafo inicial que responde Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?) e corpo da matéria.

Entrevista: consiste em um diálogo do jornalista com uma ou mais pessoas, mostrando os pontos de vista sobre algum tema. As perguntas devem ser claras, diretas, relacionadas entre si e ordenadas.

Reportagem informativa: possui menor atualidade que a notícia, mas também é realizada em função do interesse do leitor. Abrange muitos assuntos e normalmente vem acompanhada de fotografias, sendo assinada pelo autor e relatada em terceira pessoa. Apesar de ter a mesma estrutura que uma notícia, respondendo ao lead, no corpo da matéria há mais liberdade para o redator trabalhar o formato do texto.

Textos interpretativos e opinativos: buscam explicar melhor os fatos, na tentativa de situar o contexto em que aconteceram. Expõem ideias partindo do conhecimento dos acontecimentos e suas repercussões, usam de avaliação, opinião e análise do autor ou do jornal. Entre eles estão:

Crônica: em geral quer surpreender ou emocionar o expectador, organiza o conteúdo de forma coerente e trata de temas variados, sempre respeitando a personalidade do jornalista que a escreve.

Textos satíricos: envolvem as charges e caricaturas, feitas a partir do olhar irônico sobre os fatos e críticas, às vezes, exacerbadas, são formas de comunicação estimulantes e saborosas.

Editorial: texto sem assinatura que expressa a opinião ou ponto de vista do veículo de comunicação a respeito de um fato relevante ou de atualidade imediata. Sempre é veiculado num espaço fixo do jornal ou da revista. São escritos a partir da apresentação do tema, análise dos fatos, conclusões e consequências dessa análise.

Cartas ao editor: são textos dos leitores dirigidos ao jornal, quando se comentam notícias, denunciam, elogiam ou esclarecem fatos.

Artigo de opinião ou comentário: avalia o fato e traz orientações aos leitores. O autor se responsabiliza por sua opinião assinando o texto, explicando de modo pessoal as notícias, apresentando-as em sua abrangência e circunstâncias.

2 comentários:

  1. Uau, muito interessante! Lembro de ter estudado alguns desses...Belissimo post, abraços!
    ______
    timelline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Dualys, obrigada! Eu digo, não tem jeito, vc já é um comunicador. Já até sabe como deve ser feita uma notícia. Vai se preparando para o vestibular!!! (risos). E eu digo pra todo mundo: conheci um aluno que é exemplo de como quem estuda no IFRO é esforçado e inteligente. Abraços!

    ResponderExcluir