A mensagem jornalística utiliza três códigos em sua linguagem: linguístico, icônico e tipográfico. No código linguístico estão elementos do post anterior (clareza, precisão, concisão e estilo atraente).

Fotografias, desenhos, gráficos, diagramas, mapas e infográficos fazem parte do código icônico, que servem para enfatizar a comunicação. A exemplo da charge utilizada na maioria dos jornais impressos, que muitas vezes criticam algum tema utilizando a linguagem do desenho.
Já o código tipográfico utiliza-se dos recursos de localização dentro jornal (cadernos e seções em que foi publicada a matéria), espaço (número de colunas ocupadas pela matéria), contexto (conteúdo das notícias que a rodeiam), tipo e corpo das letras (pode reduzir ou aumentar o efeito da notícia) e quadro de destaque (para ressaltar a notícia, inserindo-a num Box).
Também é interessante falar sobre a manchete, primeiro elemento a chamar a atenção do leitor de jornal. Por isso, deve realçar a novidade da notícia, estar no tempo presente do modo afirmativo e reproduzir a informação fielmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário