domingo, 24 de julho de 2011

Propaganda de Guerra

“Quero você no exército dos Estados Unidos!”



Quantas pessoas morreram em guerras, defendendo seus países?

Estava lendo sobre a 1ª Guerra Mundial e pensando o que levava cidadãos comuns às frentes de batalha. Só entre 1914 e 1918, quase 20 milhões de pessoas foram mortas (20 milhões de seres humanos!!!).

Logo me deparei com a parte do texto que comparava o poder da propaganda às outras armas letais (metralhadoras, tanques, canhões...).

Os norte-americanos entraram em 1917 no conflito – que, diga-se de passagem, mudou a geografia mundial –, já quase no fim da guerra. E o pôster acima pode ser considerado um dos grandes ícones do século XX.

Muitos outros impressos foram utilizados, inclusive os direcionados às mulheres. Convocando-as para atuar diretamente nos fronts, ou aqueles em que o Tio Sam convencia as donas-de-casa a economizarem os produtos alimentícios, entre outros.






Do outro lado da barricada:



As nações que estavam guerreando souberam utilizar muito bem as “armas” da propaganda. Neste cartaz alemão (ao lado), aparece a figura de Adolf Hitler como a solução para por fim à crise alemã.



Já neste aqui, criado a pedido de Paul Joseph Goebbels – o maior propagandista da Alemanha Nazista –, a imagem exalta o olhar dos soldados para o futuro.

Enfim, são apenas alguns exemplos do poder que a comunicação pode ter em diversos momentos, seja para ser utilizada para o bem ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário