Estar preparado para atender a imprensa é uma das finalidades do Mídia Training. Aqui em Porto Velho, o Sistema FIERO (Federação das Indústrias do Estado de Rondônia) realizou um treinamento no dia 19 de julho, conduzido pelo jornalista Marcelo Bennesby. Confira como foi o curso, de acordo com informações do site da FIERO:
O superintendente do IEL/RO, Nazareno Gomes Barbosa deu às boas vindas apresentou o facilitador aos participantes. Nazareno destacou a importância dos temas abordados pelo jornalista durante o treinamento Mídia Training, que é um treinamento para que qualquer pessoa, ao ser entrevistada, atenda às expectativas do entrevistador sendo clara, objetiva e precisa.
Bennesby explicou que vários cuidados devem ser tomados antes de atender uma solicitação de imprensa: a linguagem corporal, a informação visual que se quer passar, o uso correto do idioma, o conhecimento irrestrito da informação, a objetividade e clareza no trato da mensagem são algumas das dicas essenciais para atingir o resultado pretendido. “O entrevistado deve ter em mente que o jornalista comanda a entrevista, para isto deve-se considerar as características de cada veículo, seja televisão, rádio, jornal, revista ou internet”, disse.
Mídia Training permite uma fala segura e um bom relacionamento com a imprensa em geral, melhorando a sua imagem. “Use a força da comunicação a seu favor. Melhore a comunicação corporativa com os públicos interno e externo. Mídia Training não é uma técnica desenvolvida para manipular a atuação dos jornalistas ou minimizar a ação da imprensa, ao contrário, ela ajuda a evitar enganos, distorções e omissões. É um programa de treinamento voltado principalmente para diretores do setor público e privado, e porta-vozes de empresas e instituições diversas, com o objetivo de prepará-los para o relacionamento adequado com a imprensa”, afirmou o jornalista durante sua exposição.
Durante o treinamento, que contou com cinco horas de carga horária, Bennesby abordou temas como construção de porta-vozes; construção da estratégia de comunicação; o discurso na TV; linguagem não verbal; tipos de entrevista: o papel do assessor; entre outros. Ele também exibiu vídeos para exemplificar sua explanação.
De acordo com o jornalista, com mais de 18 anos de experiência profissional, contar com o apoio de uma equipe de comunicação especializada que conheça os critérios jornalísticos é a garantia de zelar pela imagem, conquistar credibilidade, ganhar mais visibilidade e ter contato com os formadores de opinião. “Antes de tudo, seja uma fonte de informação confiável. É importante, mais do que saber dia, horário e quando a entrevista será divulgada, ter informações sobre o entrevistador, para que tipo de programa foi convidado, se haverá debate com outras pessoas e, nesse caso, quem serão os participantes”, recomenda Bennesby.
Fonte: http://bit.ly/mZ139Y
Nenhum comentário:
Postar um comentário