domingo, 28 de novembro de 2010
90 anos do rádio
Se a TV chegou aos 60 anos, um pouco mais velho o rádio comemora 90. É o que mostra a Revista Imprensa deste mês. A publicação explica: “o mais próximo seria novembro, quando a primeira emissora, KDKA de Pittsburgh (EUA), completa 90 anos”, falando sobre o aniversário do veículo.
A informação sonora tem como referência histórica a descoberta da propagação das ondas hertzianas (alusão à Heinrich Rudolf Hertz). Porém, o título de “inventor do rádio” pertence ao italiano Guglielmo Marconi, que em 1896 “transmitiu e recebeu sinais a pequena distância”. É a partir dessa época começa a “telegrafia sem fio”.
Foi a década de 20 que tornou o novo meio de comunicação grande mobilizador das massas. A era do rádio, reinando absoluto até a invenção da televisão. No Brasil, a primeira transmissão ocorreu em 07 de setembro de 1922. Eram 80 receptores importados dos Estados Unidos, espalhados pela Capital Federal – Rio de Janeiro – que transportaram a fala do presidente Epitácio Pessoa.
Mas quem ficou famoso mesmo foi Roque Pinto, fundador da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, o pioneiro do rádio.
Voltando um pouco no tempo, o padre brasileiro Roberto Landel de Moura, conforme o site Microfone, “construiu diversos aparelhos que foram importantes para a história do rádio e que foram expostos ao público de São Paulo em 1893”, um “precursor nas transmissões de vozes e ruídos”.
Mesmo tendo passado a época áurea (tempo das Rainhas do Rádio, altos cachês para artistas, rádio teatro, Repórter Esso...) não se esgotou o brilho do aparelho. Afinal, é um dos meios de comunicação de massa mais utilizado pelos brasileiros. São quase 90% dos lares em todo o País que possuem pelo menos um rádio (PNAD/IBGE/2009). Isso sem contar formas de acesso via celular, Web, ou no rádio do carro. Um estar presente nas diversas classes sociais, não visualizado com a TV ou com a internet, pois não exige atenção exclusiva durante a sua transmissão. Pode-se ligá-lo e continuar o serviço.
Seja AM (Amplitude Modulada), que tem como característica transmitir 70% de comunicação e 30% de música, seja FM (Frequência Modulada), que o ouvinte prefere mais música que fala, o rádio continua firme no gosto popular. Na cidade ou no campo.
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