sábado, 27 de novembro de 2010

Um pouco sobre a TV e os debates eleitorais


A campanha política já passou, no ano em que mais uma vez os brasileiros foram às urnas em dois turnos. Com esse período passou também o momento dos debates eleitorais televisionados.

Para manter registrado, procurei mais informações sobre a história dessa “Arena Eletrônica”, como denominou a Revista Imprensa do mês de setembro/2010.

O início da campanha (na verdade, aqui no Brasil começa dentro dos escritórios assim que um novo candidato é eleito) se dá nas ruas, mas é na telinha que ela pode esquentar. Neste ano, o primeiro confronto na TV aberta entre os quatro principais candidatos foi na Rede Bandeirantes, em 05/08/2010. Os presidenciáveis eram Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).

Historicamente, no Brasil, o debate mais polêmico foi entre Collor x Lula, no ano de 89. Tudo por conta da Rede Globo, que exibiu uma versão editada durante o “Jornal Nacional”. O restante da história todos se lembram...

De acordo com a Revista Imprensa, foi a TV Gaúcha (hoje RBS) que transmitiu o primeiro debate via TV no Brasil, em 1974, entre os “candidatos ao Senado Nestor Jost (Arena) e Paulo Brossard (MDB)”. Sendo que a regulamentação governamental desse tipo de programa veio no ano de 1985.

Em 22/03/1982, o SBT também colocou na pauta a realização de debates eletrônicos. Foi entre os candidatos a governador de São Paulo, seguido pela TV Bandeirantes/Folha de São Paulo.

Mundialmente, “em 1960, cerca de 70 milhões de pessoas assistiram ao embate entre o democrata John Kennedy e o republicano Richard Nixon. Enquanto o democrata mantinha a compostura, o republicano parecida irritado e rejeitou o uso de maquiagem”, registra a reportagem da Revista Imprensa. Para especialistas, esse episódio teria contribuído para a vitória de Kennedy.

Uma novidade em 2010 foi o primeiro debate exibido via internet, ideia do Portal UOL e da Folha de São Paulo.

A Wikipédia mostra que “atualmente, debates televisionados entre candidatos aos cargos majoritários de forma praticamente generalizada possuem duração próxima das duas horas, com espaço para anúncios publicitários, para seguir a legislação eleitoral brasileira vigente”.

Bom, a história ficou registrada... só falta o candidato decidir se vai se expor ou não em um debate eletrônico durante a campanha, especialmente em tempos de TV digital, com maior definição de imagem.

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