segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Apontamentos sobre convergência das mídias


Multimídia = convergência tecnológica do telefone ao computador e à televisão.

Vou partir desse conceito para a “ficha pública” de meus estudos de hoje. Até porque quero unir esse entendimento a algo que li sobre a televisão no livro “Meios de Comunicação de Massa – Jornal, televisão, Rádio” de Jésus Barbosa de Souza (Scipione, 1996).

Segundo o autor, em uma época que a Web 2.0 nem estava nos nossos planos, a TV era um “liquidificador cultural”. Algo como hoje se parece com a internet e a convergência das mídias (rádio, TV, internet, impresso, celular...), essa junção de meios de comunicação bem que pode ser comparado ao eletrodoméstico descrito por Jésus.

Para entender o que é a tal convergência volto a uma questão da prova do Concurso Público de 2010 da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), para o cargo de jornalista:

“Processo multidimensional, facilitado pela implantação generalizada das tecnologias digitais de telecomunicação, afeta os âmbitos tecnológico, empresarial, profissional e editorial dos meios de comunicação, propiciando uma integração de ferramentas, espaços, métodos de trabalho e linguagens anteriormente desagregados. Desta forma, os jornalistas elaboram conteúdos que são distribuídos através de múltiplas plataformas, por meio de linguagens próprias a cada uma delas. Esse conjunto de ações é chamado de convergência jornalística.”

Só fazendo um adendo, com a TV Digital o receptor pode interagir bem mais que no processo tradicional, deixar de ser passivo no processo comunicacional. Além de oferecer o retorno sobre o que está sendo transmitido, o telespectador pode enviar as informações que estão sendo transmitidas pela telinha para o celular ou para o e-mail. Uma evolução tecnológica ou uma vitamina cultural bem incrementada, feita naquele liquidificador que citei acima!

Estudado o tema convergência, agora só me falta utilizar mais dele também na prática e deixar este blog mais atrativo. No curso do Knight Center, aprendi a fazer edições de vídeo e de áudio para a web. Que sabe mais para frente me arrisco mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário