domingo, 28 de novembro de 2010

TV WEB sob estudo


Há alguns dias reuni informações sobre TV Web, mais um item para o meu estudo. O interesse pela mídia televisão nestas últimas postagens é porque ela se tornou sessentona. Merece então ficar registrada, especialmente a sua evolução. Além do mais, é um tema que pode cair em provas de concurso. Portanto, precisa ser estudado.

A TVIP ou TV na Internet consiste na transmissão de uma grade de programação pela internet feita pelas tradicionais emissoras ou por canais especialmente pensados para a net. Ou seja, representa a fusão entre TV e internet.

Pode ser vista não só pela tela do computador, mas também pelo celular, televisor com decodificador e iPod. No Brasil, o pioneiro nesse tipo de mídia foi o jornalista Alberto Luchetti Neto, em 2002, com a AllTV. Nela o internauta participa por meio de bate-papos, sugerindo programação, interferindo com sugestões e críticas.

Outro exemplo de canal é a ClicTV (http://clictv.uol.com.br/), que é uma emissora de TV na internet criada com o objetivo de produzir um conteúdo exclusivo para os internautas e permitindo uma interação.

Já a TV Brasil (www.tvbrasil.org.br/webtv) também estreou na Web TV com uma programação própria. De qualquer lugar do Brasil e do mundo é possível acompanhar as atrações da emissora pública. São 24 horas diárias de programas musicais, jornalísticos e infantis para todas as idades. A emissora também pode ser vista via TV aberta analógica e digital, televisão por assinatura, recepção por antena parabólica, além da retransmissão via rede de emissoras parceiras em todo o país.

O diferencial da Web TV estaria realmente em permitir comentários dos usuários e a interação com outros telespectadores. Podendo ser vista ao vivo ou por download de arquivos.

Se você souber mais sobre a TV Web, qual é a melhor, a que possui maior interatividade, me envie informações. Eu agradeço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário