segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Jornalismo, assessoria e propaganda

“Na estrutura de uma Assessoria de Comunicação, o setor de publicidade e propaganda tem função estratégica. Embora, na maioria das vezes, os termos ‘publicidade’ e ‘propaganda’ são citados como sinônimos, conceitualmente eles apresentam definições distintas”.

Esta foi uma das questões do concurso para jornalista da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em 2010. A resposta era:

“A propaganda visa persuadir e influenciar as opiniões, os sentimentos e as atitudes do público; divulga e propaga ideias, crenças, princípios e doutrinas. A publicidade divulga e promove produtos, bens e serviços, com objetivos e interesses comerciais”.

A Viviane Camelo, publicitária aqui em Porto Velho, escreveu sobre este tema em seu blog, confira em Impressões. Também estão lá outras reflexões sobre o setor publicitário.

Já eu puxei essa reflexão porque estava estudando sobre um dos produtos utilizados numa parceria entre assessores de comunicação e agências de publicidade, o publieditorial:

“O material produzido, por assessores de imprensa, a partir da encomenda de agências de publicidade e veiculado de forma paga, como matéria jornalística”.

A explicação acima também caiu em prova de concurso, explicando que são “anúncios feitos na forma de matérias editoriais em qualquer mídia”.

Diferente do editorial, meu assunto anterior a este – que é o texto jornalístico opinativo, escrito de maneira impessoal por um redator e publicado sem assinatura como opinião dos donos do jornal – o publieditorial é veiculado nos jornais a pedido das empresas anunciantes, uma forma de divulgação mais relacionada ao setor de PP.

Também descobri que eles podem ser usados na web, confira uma explicação do Brogui.

Publieditoriais são, o que alguns chamam de “post pago”, posts feitos para anunciar/divulgar/vender algum produto, normalmente eles são contratados por agências que escolhem determinados blogs para veicular este “anúncio”, alguns blogs são escolhidos pelo número de visitas, temas, tempo de permanência de leitores no blog, e por ai vai.

Portanto, se cair em algum outro concurso o “publieditorial”, será uma questão que vamos acertar juntos!

2 comentários:

  1. Legal Rosália!

    Adorei o post! O bom foi que descobri o nome técnico dado à essa prática jornalistica/Publicitária. Parabéns! Seu blog é maravilhoso

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  2. Obrigada Vivi. Por ler e por comentar, e ainda mais elogiar!!! Agora nós duas somos também blogueiras... Nosso conhecimento agora também é partilhado na rede, como li outro dia, estamos "agilizando a palavra" aqui nas mídias sociais. E sempre que preciso de informações na área de publicidade, consulto suas publicações no http://vivianecamelo.blogspot.com/

    Valeu!!!

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