domingo, 12 de fevereiro de 2012

Concurso, recurso e estratégias... mais Press-Kit

Trabalhei como fiscal num concurso na manhã de hoje. Olhando as pessoas fazerem as provas, em como cada um enfrenta o desafio de ficar algumas horas concentrado durante o teste, fiquei pensando na tensão que é estar ali. Muitos não levantam nem pra dar uma desestressada, saem até com dor na coluna de ficar muito tempo sentado. Outros levam chocolate, balinhas, água e outros alimentos. Eu tenho mania de caneta, levo o máximo delas possíveis, sempre acredito que pode acabar a tinta pode acabar.

Como você encara este momento? Qual sua estratégia para uma prova?

Enquanto pensa em uma resposta para deixar na seção de comentários, vou falar de um recurso que fiz na prova do Instituto Saber, no mês de abril de 2010, para o cargo de jornalista do Instituto Federal de Rondônia. Vamos primeiro à questão:

32) Analise as afirmações sobre Press-kit e assinale a alternativa correspondente:
I- É usado para anúncios e lançamentos de novidades que a Assessoria tem interesse em que virem notícia.
II- É um pacote de Press release com brindes promocionais, uma amostra/réplica do produto ou o próprio produto, fotos de divulgação, credenciais de imprensa e outros itens que facilitem a cobertura jornalística sobre o que se quer divulgar e estimulem os jornalistas a publicar a intenção do assessorado.
III- É uma lista de endereços de destinatários aos quais a Assessoria de Imprensa envia comunicados, notas, credenciais ou brindes com o propósito de incentivar a publicação de determinada informação.
a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) Somente a afirmativa II está correta.
c) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
d) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

Com a argumentação de que era necessário alterar o gabarito para alternativa “C” (no primeiro gabarito a considerada correta era letra "B"), pois o item I também está correto, a Banca Examinadora enviou como resposta que concordava “com a argumentação da candidata e já efetuou a troca da resposta de “b” para ‘c’. A correção dos cartões de reposta será efetuada de acordo com esta alteração no gabarito definitivo”. Portanto, considerou que “o recurso é procedente”.

Utilizei como base o seguinte embasamento:
De acordo com o livro “Obras Jornalísticas – Uma Síntese”, de Ellis Regina Araújo e Elizete Cristina de Souza, Editora Vestcon 2008, Brasília, 3ª Edição, página 341:

“Press-kit

O Press-Kit é o conjunto informativo composto de textos, fotografias e outros materiais destinados à divulgação do fato jornalístico.
É mais usado em entrevistas coletivas ou eventos.
Elementos de um Press-Kit em Eventos
1) Release padrão (dados mais importantes do evento);
2) Release convocação (convocação para abertura, entrevista coletiva);
3) Histórico do evento;
4) Levantamento estatístico sobre os temas abordados;
5) Sugestão de pautas;
6) Programação detalhadas.

Elementos de um Press-Kit em Entrevistas
1) Release convocação;
2) Informações sobre a instituição que o assessorado representa;
3) Levantamentos estatísticos e dados complementares sobre o tema da entrevista;
4) Sugestão de assuntos a serem abordados durante a entrevista;
5) Normalmente, é acondicionado em uma pasta de papel, organizada de forma sequencial.

Press-Kit para Lançamentos de Livros
6) Releases convocação para noite de autógrafos;
7) Biografia do autor;
8) Resumo de livros;
9) Relação de outras obras já publicadas.”

Verificamos, então, que o Press-kit é um item da assessoria de imprensa que pode ser usado antes, durante ou após de algum evento, servindo de base para subsidiar os profissionais da imprensa com dados para divulgação ou não de matérias.

Também busquei informações em outros sites, para embasar este recurso, entre os quais o da Wikipedia, em que mostra o texto utilizado na questão I para o uso de releases, mas que na verdade extrapola o release, podendo ser usados nos kits de imprensa:

a) “PRESS-KIT - Conjunto de informações, textos, ilustrações, fotografias e até amostras do produto entregues à imprensa nos trabalhos de relações públicas e assessoria de imprensa.” (Dicionário Publicitário)

b) “Geralmente, releases são usados para anúncios e lançamentos de novidades, que a Assessoria tem interesse em que virem notícia. Um release bem estruturado pode ser o mote para uma pauta.” (Wikipédia)

c) “Pasta de Imprensa (Press Kit) – Textos e fotos para subsidiar os jornalistas de redação com informações, normalmente usadas em entrevistas coletivas, individuais ou feiras e eventos.” (FENAJ)

Um comentário:

  1. Olá Rosália, você pode me enviar essa prova aplicada pelo instituto SABER? Vou prestar um concurso aplicado por essa banca e é muito difícil encontrar provas anteriores! Meu e-mail é alanpb@hotmail.com

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir