sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Comunicação e padrões de qualidade

Dentro de cada empresa, de cada organização, a comunicação exerce um papel essencial, visto ser ela um processo ora mecânico (trabalho realizado pelas máquinas), ora humano (o nosso papel de pensadores). É por meio da comunicação que as informações seguem o fluxo dentro de cada entidade até chegar ao destinatário final. Desta forma, como falar de padrões de qualidade sem que todos estejam cientes do que é almejado para cada setor e para a instituição como um todo?

Para que a informação leve com qualidade a mensagem de um emissor para o receptor, sem criar equívocos ou sofrer ruídos, é necessário sintonia. Saber qual o papel a ser cumprido dentro da missão da organização.

E a comunicação também se inclui quando se seleciona, observa, se capacita para utilizar as ferramentas disponíveis e se referencia um padrão de qualidade como meta para todos os colaboradores, na construção de uma imagem empresarial e de um produto/marca forte e reconhecida.

Visto ser o padrão de qualidade uma regra organizacional, todos devem caminhar na mesma direção, estar sintonizados para consolidação de um processo. Mais que usar o tempo a favor desta construção, é preciso usar a comunicação como trampolim na conquista deste padrão de qualidade.


PADRÃO DE QUALIDADE NO IFRO

Antes de falar de um padrão de qualidade na instituição em que trabalho há mais de um ano em Porto Velho (RO), primeiro tenho que recorrer a um documento primordial para o IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), que é o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), que prevê:

1. PERFIL INSTITUCIONAL

1.1. Missão

Promover educação científica e tecnológica de excelência, por meio das atividades de ensino,
pesquisa e extensão, para a formação de cidadãos comprometidos com a sustentabilidade da sociedade.

1.2. Visão

Consolidar-se como uma instituição de educação científica, profissional e tecnológica no âmbitoregional, nacional e internacional.

1.3. Valores

Compromisso
Transparência
Ética
Respeito
Responsabilidade social e ambiental
Valorização Humana

Como estudamos que Padrão de Qualidade, matéria no Curso Técnico em Rádio e TV, se refere ao conjunto de regras, estando elas às vezes mais e às vezes menos aparentes. Então, para entender uma instituição pública é preciso também recorrer às leis que a criaram, como no caso da Lei Federal Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que instituiu os IFs no Brasil. Isso sem contar com a lei máxima, que é a Constituição Federativa do Brasil de 1988. E num caso mais específico, o documento Concepção e Diretrizes dos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia, do MEC e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, editado em junho de 2008. Afinal, podemos fazer o que a lei nos permite, conforme princípios assumidos na posse como servidores efetivos de cada órgão.

Especificamente para a área de comunicação, internamente trabalhamos com a lógica da divulgação, transparência e prestação de serviço público essencial, pois a finalidade maior do Instituto é o Ensino, em consonância com a Pesquisa e com a Extensão.

Atuando em uma Assessoria de Comunicação e Evento, somos nós responsáveis pela divulgação da imagem, da missão e das ações e objetivos estratégicos do IFRO. A Assessoria está estruturada em Jornalismo, Atendimento à Imprensa, Relações Públicas e Publicidade. A Redação de Jornalismo produz conteúdo a fim de informar o cidadão sobre as ações desenvolvidas e os resultados alcançados, além de coordenar o portal institucional. O atendimento à imprensa responde às demandas da mídia.

Já as Relações Públicas organizam eventos de iniciativa do próprio Instituto e auxiliam aqueles dos quais participa. A área de Publicidade coordena as campanhas publicitárias, com o objetivo de divulgar ações e projetos institucionais. É também a ASCOM a responsável por administrar as mídias sociais: Twitter, Facebook, Youtube e outros. Para mais informações, o e-mail é ascom@ifro.edu.br

Outros pontos que aprendemos em nossa aula sobre etiqueta profissional e padrão de qualidade estão organizados nos itens a seguir:

Pessoal: ter boa aparência ou cuidar da própria apresentação, ser carismático, gostar do que faz, saber se expressar, não pode ter vergonha, manter o foco no trabalho, gostar de ler e assistir a vários tipos de programas.

Profissional: ter boa leitura/dicção, saber escrever e falar corretamente, ser ágil e ter qualidade para executar as matérias, fazer todas as pautas sabendo cumpri-las, passar confiança em que te ouve ou te vê, cumprir horário, ser ético, ser observador, ter ambição de fazer boas pautas, correr atrás de um furo jornalístico.

Técnico: ter bons equipamentos de filmagem/edição, saber filmar e editar, ter programas eficientes de edição e equipamentos de iluminação, continuar a se capacitar para saber as novidades de sua área, entender de tecnologia, saber pelo menos o básico da manutenção do próprio equipamento.

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