sábado, 18 de fevereiro de 2012

Fundação Rede Amazônica 13 anos


Na ocasião dos 13 anos da Fundação Rede Amazônica em Rondônia, final de 2011, a Monique Joner (companheira no Curso Técnico em Rádio e TV) escreveu sobre a escola que vem formando profissionais na área de comunicação. Conversei outro dia com a Coordenadora, Isabel, e ela disse que a expectativa é que até o meio do ano comecem as especializações técnicas, em Assessoria de Comunicação, Relações Públicas e outros. Em homenagem à Fundação e à minha amiga jornalista, trago o texto para compartilhar com você, amigo leitor:

A Fundação Rede Amazônica começou em Manaus (AM) no ano de 1996 com empreendedorismo do jornalista Phelippe Daou e depois foi criando as filiais, entre elas a de Porto Velho (RO).

Comprometimento, entusiasmo e regulamentação
Isabel Cristina, coordenadora da Fundação Rede Amazônica, relata para os alunos da Turma 2011 o início do curso técnico de Rádio e TV na cidade de Porto Velho. Segundo ela foi o empreendedorismo do jornalista Phelippe Daou que impulsionou o investimento, diante da necessidade de qualificar mão-de-obra a ser absolvida pela emissora de TV.

No ano de 1996, com apoio do Conselho Regional de Educação de Rondônia e do Ministério da Educação, Isabel Cristina começou o planejamento do curso, dois anos antes do seu lançamento, pois já atuava na tramitação dos documentos para o funcionamento e autorização do Curso Técnico em Porto Velho. Sempre trabalhando com a matriz Manaus, a coordenadora e o atual secretário geral da Fundação Rede Amazônica no Amazonas, Mario Costa, idealizaram o projeto de um curso de locução e apresentação, edição e cinegrafia. Esta era a demanda do mercado na época, que só atendia os técnicos em eletrônica.

Certificado Digital reconhecido pelo MEC
Até 2006 o aluno optava em fazer uma das áreas: edição, apresentação, produção, cinegrafia ou locução. Depois é que veio a adesão de Manaus, sugerida pelo Ministério da Educação, e se unificou o Curso Técnico de Rádio e TV devido à purificação identificada pelo Ministério em outros Estados. Agora a partir de 2011, ao fazer o curso completo, o aluno pode escolher depois de formado qual será sua atuação: locução, apresentação, noticiarista de rádio, organização e apresentação de eventos, coordenação de produção, produção executiva, operação de câmera ou edição de imagem. E no término desse ano o MEC irá cadastrar os alunos já reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação pela Fundação Rede Amazônica e emitir um registro digital capaz de ser localizado pelo acesso do próprio aluno. Em qualquer local do Brasil é possível identificar através do sistema do MEC o certificado digital chancelado pelo Ministério da Educação.

Ideias que fazem a diferença para um futuro de sucesso
Tudo começou com pesquisa e um processo burocrático no Conselho Estadual de Educação. Dentro de um espaço pequeno – era apenas uma sala – foram ofertadas 10 vagas no curso de eletrônica, totalizando 600 inscritos. Isabel Cristina era a professora de língua portuguesa e trabalhava com mais o professor de matemática, o engenheiro técnico, responsável Belarmino Eustáquio, uma merendeira, uma projetista que fomentava as ideias, Josélia, e o apoio de Mario Costa de Manaus, lembra Isabel.

O futuro da Fundação
Ainda há muito projetos inovadores e perspectivas de trazer para Porto Velho o curso técnico de administração e uma especialização técnica em edição e cinegrafia, tendo em vista a necessidade de mercado. “Tudo regulamentado pelas normas do Conselho Estadual de Educação”, afirma Isabel Cristina. O objetivo hoje da Fundação é contribuir e complementar as necessidades de mercado e profissionalizar. “Bom para Fundação, bom para sociedade de Porto Velho”, diz Isabel.


Procura-se profissionais
“As emissoras de rádio e televisão, produtoras e agências de publicidade e propagandas nos procuram solicitando profissionais formados em nossa instituição”, cita Isabel, que também lista o crescimento do mercado de comunicação e da procura por profissionais capacitados. “Muitos de nossos ex-alunos retornaram formados em jornalismos e hoje são colaboradores da Instituição”, diz a pedagoga da Fundação Rede Amazônica, Socorro Guedes.

Texto: Monique Joner

2 comentários:

  1. Rosali você comentou que os alunos reconhecidos pelo conselho estadual de educação receberiam um certificado digital. Gostaria de saber para que serve esse certificado e como fazer para consegui-lo e como ser reconhecido pelo conselho estadual de educação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fez o curso da Fundação, o técnico em Rádio e TV? Nele deve ter um código, em que é possível certificar-se de que é válido em todo território nacional. Mais informações na Fundação Rede Amazônica, no telefone (69) 3217-7024.

      Excluir