quinta-feira, 31 de março de 2011

Buscando fundamentos para a fotografia


Primeiro definiremos o termo vindo do grego ( foto=luz e grafo=escrita) , ou escrever com a luz. Para o Dicionário Priberam, é (foto- + -grafia), ou substantivo feminino: Arte de fixar a imagem de qualquer objeto numa chapa ou película com o auxílio da luz .

Ligada ao registro de imagem, que muito bem fizeram nossos antepassados nas pinturas rupestres, a fotografia começa mesmo é após o ano de 1826. O litógrafo francês Joseph Nicéphore Niépce foi chamado por Louis Daguerre, de Paris, para gravar imagens. “Em 1829, tornaram-se sócios, mas Niépce morre em 1833. Seis anos depois, em 7 de janeiro de 1839, Daguerre revela à Academia Francesa de Ciências um processo que originava as fotografias ou os daguerreótipos” .

Segundo Eduardo Guerra é fácil esse trabalho com a câmera fotográfica: “Para tirar uma foto você precisa ajustar 3 parâmetros. A velocidade do obturador, a abertura do diafragma e a sensibilidade (ISO) do sensor ou do filme. Todos esses parâmetros, bem ajustados, produzem uma foto com fotometria correta, ou seja, nem muito clara (superexposta), nem muito escura (subexposta)” .

Entender os Princípios Básicos da Fotografia contribui com a melhor formação da imagem. Sobre a Velocidade do Obturador, o autor explica que ele seria como uma “cortina que bloqueia a passagem da luz enquanto permanecer fechada”. “Quanto mais tempo o obturador permanecer aberto, mais ‘quantidade de luz’ entrará em sua câmera, sensibilizando o sensor digital”. Caso deseje "congelar" um movimento, “como a cabeçada de um jogador de futebol, é necessário definir uma velocidade de obturador alta. Para congelar a maioria dos movimentos recomenda-se uma velocidade de 320 para cima”.

Já o “ diafragma é um orifício que regula a passagem de luz pela câmera”. “Quanto maior a abertura (o tamanho do orifício), menor será o número "f /". “Nos retratos, no entanto, não se deseja que o fundo apareça nítido. Deve-se selecionar uma maior abertura (valores baixos de f /) para gerar uma menor profundidade de campo”.

Por fim, ele fala sobre o fotômetro. “Forma de você saber se as escolhas de velocidade, abertura e ISO resultarão em uma imagem correta (nem muito clara, nem muito escura)”.

Enfim, ainda temos muita coisa a aprender. Sobre como tirar fotografia, ler imagens, mesmo quando descontextualizadas.

Para esse trabalho, consultei os seguintes sites:
http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=fotografia
http://www.fotoserumos.com/histfoto.htm
http://www.blogfotografia.com.br/2010/principios-basicos-da-fotografia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário