A comunicação se ramifica em várias áreas de atuação, entre elas a empresarial. Tema que me interessei neste dia porque estava pensando sobre a construção da imagem das organizações junto ao público em que se atua. Público esse que vai de jornalistas a clientes e empregados. É uma tarefa que nós, os comunicadores, seremos fornecedores de material.
Como explica a professora Tereza Hilliday, somos apenas os ajudantes: a empresa seria apenas a fornecedora, contribuindo com seu discurso apenas como auxiliar, sendo necessário ter ação.
Integrar o que ela chama de ação discursiva, ação imanente e ação transcendente. Só assim se levantará o “edifício da legitimação”, ou “base de sustentação da empresa”, justificando sua razão de ser.
Porém, deve-se ter muita atenção nesse trabalho de construção, pois caso venha a manter um discurso com uma prática contrária, sua obra terá pouca consistência e poderá ruir a qualquer momento.
Público interno – Na construção da imagem empresarial, um dos aliados é o empregado/colaborador da organização. A ele vamos parar e analisar algo mais sobre a comunicação interna e interpessoal.
O primeiro elemento que devemos ter em mente é o ser humano. É a ele que deve ser orientado o trabalho, buscando uma política de comunicação organizada e preocupada com as relações humanas dentro da empresa. Para isso, o professor Jacques Vigneron lembra que é “necessário ter organogramas claros que deixem transparentes os circuitos oficiais e paralelos de comunicação, facilitando assim a interação horizontal e vertical na comunicação”.
Para uma melhor comunicação nas empresas outra dica é utilizar mais que os meios e tecnologias (internet, intranet, redes, PABX, fax e outros), mas saber aliar a formação realmente continuada, que torne a pessoa “autônoma” e “capaz de tornar as decisões adequadas”.
Veremos ao final que uma comunicação interna bem estruturada refletirá na construção da imagem empresarial, refletindo inclusive externamente. Aqui retomaremos o tema inicial de hoje, que é o nome/imagem da entidade, um dos maiores patrimônios da empresa. Atividade que tornou mais subjetivo o trabalho na comunicação. Um desafio para todos os dias!
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