segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Relendo a cartilha de Redação Web

Li mais uma vez os "Padrõe Brasil e-Gov - Cartilha de Redação Web", de abril/2010. Desta vez imprimi para facilitar a marcação dos pontos mais interessantes e porque deve ser meu guia de trabalho. Incrível, como ler na tela do computador é desconfortável (garanto que daqui a pouco vão desenvolver tecnologias para melhorar isso).

Mas indo ao que interessa: "objetivo de aprimorar a comunicação, o fornecimento de informações e serviços prestados nos meios eletrônicos pelos órgãos do Governo Federal." Como estou em um Instituto Federal, então me enquadro diretamente na destinação do texto.

Concordo em gênero, número e grau: "Mais que um compromisso, prover informação ao cidadão é prova da transparência de um governo." Isso tanto é verdade que quando disponibilizamos a notícia perdemos a noção de seu acesso/uso. E isso é contribuir com a "transparência", facilitar que se torne de conhecimento público (seja retuitado, enviado, impresso, repassado, comentado...).

Entre os conceitos do mundo multimídia, o documento fala da distribuição das informações no sítio eletrônico no formato "cebola": "ela é a metáfora perfeita para demonstrar como os níveis de um sítio funcionam."

As camadas dessa cebola estariam assim divididas:

1ª camada - Apresentação (persuasão)
2ª camada - Genérica (lead claro: quê, quem, quando, como, onde e por quê?)
3ª camada - Detalhamentos (tabelas, gráficos, links para documentos)

A maior dica é procurar não passar de quatro camadas, "é importante ter noção de que quanto mais profunda é a camada onde está a informação, maior é o risco dela não ser encontrada pela navegação do cidadão."

A cartilha também fala das mídias sociais, arquitetura da informação, usabilidade, acessibilidade, sistemas de busca e direito digital. Fechando com dicas de ortografia e gramática.

Para quem vai escrever para web é uma leitura básica. Afinal, quando compreendemos melhor, sabemos tirar mais proveito.

A cartilha está no seguinte endereço: http://www.secom.gov.br/sobre-a-secom/internet/governo-eletronico/padroes-brasil-e-gov

2 comentários:

  1. Rosália, como produtor da 'Cartilha de Redação Web' para o e-Gov, fico feliz em saber que o material agradou!

    []s
    Bruno Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Agradeço ao Bruno pela mensagem! Sempre digo que escrever é correr o risco de ser lida!!! Mais um incentivo para postar o artigo que está riscado lá sobre a mesa!!! Mas gostei sim da cartilha de Redação Web, como jornalista preciso ficar muito atenta àquelas dicas. Obrigada a vc.

    ResponderExcluir