segunda-feira, 26 de março de 2012

Fazendo cursos por EAD

Estou animada, me matriculei em três cursos a distância. Um por necessidade de trabalho, um para estudo e aprofundamento em um projeto que estou desenvolvendo e o terceiro para conhecimento geral.

Lendo a ambientação de um desses cursos, o Programa de Formação em Gestão Cultural para os Pontos de Cultura do Brasil, encontrei um passagem retirada do Curso “Educação em Valores” da OEI que mostra estudo da Universidade de Barcelona sobre as habilidades do estudante no ambiente virtual. Entre elas estão a autonomia (o aluno tem que assumir as responsabilidades de maneira autônoma e refletir sobre suas próprias necessidades e sobre seu processo de aprendizagem), a organização (que significa organizar seu próprio plano de trabalho, ser constante e disciplinado na gestão do tempo pessoal, do espaço do estudo) e as habilidades comunicativas (solicitar sempre a ajuda que requer, por iniciativa própria, procurando professores, monitores e colegas).

É nesta interatividade, troca de experiências e no fato de termos o “comando” é que também vai se construindo uma aprendizagem paralela, de “autoinstrução”. Nova se formos pensar o papel que desempenhamos por anos no ensino primário/secundário e na faculdade, de nos adaptarmos a horários e modelo próprio da educação presencial. Agora somos nós também construtores desses momentos de estudo.

Realmente, devemos estar atentos em cumprir os prazos e não deixar acumular tarefas. Espero que eu consiga!

Caso tenha interesse em fazer um curso a distância, a Associação Brasileira de Educação a Distância possui um Catálogo de Cursos.

Outra dica é o site do Senado, que também possui opções para os cidadãos, incluindo um curso sobre o novo acordo ortográfico.
Link
O SEBRAE também possui opções para os pequenos empreendedores aprenderem virtualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário