segunda-feira, 12 de março de 2012

Realiização de Media Training

Desde que cheguei à assessoria de imprensa aqui em Rondônia sonho em conseguir que nossos dirigentes façam um curso de media training. Já estou há um ano e meio na ASCOM, vamos ver se durante o decorrer de 2012 enfim o curso seja contratado e realizado sob nossa organização.

Luciane Lucas, organizadora do livro “Media Training: como agregar valor ao negócio melhorando a relação com a imprensa” (Summus Editorial, 2007) mostra que:

“A prática do media training tem crescido no Brasil. Cada vez mais as empresas percebem a necessidade de preparar suas lideranças para o relacionamento cotidiano com os profissionais da imprensa, sabendo que grande parte da percepção pública a respeito das organizações e marcas acontece neste território por vezes inóspito e misterioso – a mídia”.



Fui buscar na internet mais informações sobre este “treinamento de mídia”, até para conhecer melhor as “regras do jogo nos bastidores do jornalismo” e “preparar quem deseja se expor nos veículos de comunicação”. Encontrei o Escritório de Comunicação, que atua nesta área e disponibiliza algumas dicas, tendo em vista que o “contato estreito e permanente com a mídia proporciona benefícios mútuos: por um lado, facilita a divulgação dos serviços da instituição pública ou privada e, por outro, permite à imprensa o acesso rápido e seguro aos colaboradores que trabalham na corporação”.

Sobre quem precisa deste curso, o site diz:

Se você já gaguejou durante entrevistas, teve a sensação de estar num beco sem saída ou até se negou a responder perguntas de jornalistas realmente precisa ser treinado para o contato com a imprensa. Não adianta adiar, negar ou deixar para segundo plano: a necessidade da prática existe e quem não treina não aprende. Falar com a imprensa requer a mesma dinâmica de qualquer outro desafio: conhecer como deve funcionar o relacionamento e aprender a se relacionar. Em toda relação existem particularidades que, se familiarizadas, são facilmente vencidas”.

Segundo o site AG Comunicado, entre os objetivos do treinamento, estão:
Proteger a imagem da organização; Prevenir crises disparadas por entrevistas mal sucedidas; Conhecer o potencial de cada executivo; Oferecer treinamento especializado com vistas ao aprimoramento da comunicação corporativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário