Isso
mesmo, agora todos podemos participar. Lendo o texto para a primeira aula da pós-graduação
em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Comunicação, "JORNALISMO
CIDADÃO: Você faz a notícia", dos jornalistas Ana Carmen Foschini e
Roberto Romano Taddei, relembrei o quanto é importante para mim, pessoalmente,
manter o blog. Acho que é um pouco a liberdade e uma resposta ao velho chavão
de que se você quer dizer algo, tenha o seu próprio jornal. Essa era a fala de
muitos empresários de antigamente, e acredito que se voltou contra eles, ou
melhor, a favor da sociedade. Podemos ainda discutir muito o acesso universal
aos meios, mas que sensivelmente esse acesso mudou, ah mudou!
No texto
se fala do espírito de “do it yourself”, que como exemplos temos os
"videologs e fotologs (ferramentas de compartilhamento de vídeos e fotos
pela rede), os podcasts (programas de rádio virtuais, feitos para serem ouvidos
em qualquer lugar) e a emergência do chamado 'jornalismo cidadão'”.
Logo de
início chama-se a atenção para o fato de utilizam a licença do “Creative
Commons” para distribuir sua obra. "Essa licença permite à sociedade como
um todo, dentre outros direitos, distribuir os livros livremente, desde que
seja para fins não comerciais. Tudo dentro do mesmo espírito colaborativo das
transformações e ferramentas que são abordadas na obra". É com a
participação de cada cidadão que se pode "transformar o jornalismo em uma
conversa de um para um, um para muitos e de muitos para muitos". Mas os
autores também fazem um alerta: "Jornalismo cidadão está ligado à noção de
comunidade. Por isso, ele pede
participação, colaboração e, acima de tudo, respeito às opiniões alheias".
"Devido
à nomenclatura, muita gente confunde jornalismo cidadão com jornalismo cívico
ou o jornalismo feito pelos veículos de mídia com enfoque nos interesses do
cidadão. Há também quem diga que o jornalismo cidadão tem a cidadania como
temática. Ele envolve a questão de cidadania, na medida em que as pessoas
assumem seu espaço na comunidade ao participar da produção de notícias e da
comunicação, mas a prática ultrapassa os limites dos temas sociais ou cívicos e
envolve qualquer campo do conhecimento humano".
De acordo
com o texto: "Notícia é, basicamente, o relato ou registro de um fato
importante para uma pessoa ou um grupo e com algum elemento de novidade. Para
fazer notícia, é preciso contar com informações confiáveis, sendo presenciando
um fato, entrevistando quem presenciou ou reunindo informações a partir de boas
fontes".
Ao fazer
material próprio para a internet, temos que ter alguns cuidados, entre eles:
"A legislação brasileira não permite a cópia, nem a distribuição livre de
material protegido pelo direito autoral, o chamado copyright. Você pode e deve
fazer referência a material protegido por copyright. Mas faça isso quando a
citação for pertinente, quando se referir a determinada obra para fins de
estudo, crítica ou polêmica, por exemplo, sempre indicando o nome do autor e a
origem da obra".
Um termo
novo que aprendi com este texto foi o "Grassroots", que em inglês
"se refere a movimentos populares. Designa um grupo periférico, em
contraponto às pessoas que ocupam o centro de uma sociedade e da atividade
política".
Leia o texto completo de "JORNALISMO CIDADÃO: Você faz a notícia" clicando AQUI.
Leia o texto completo de "JORNALISMO CIDADÃO: Você faz a notícia" clicando AQUI.
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