terça-feira, 30 de abril de 2013

Informação ou comunicação?


“Há grande diferença entre a intenção de uma mensagem e o que foi comunicado efetivamente. O importante é o resultado, não a intenção”.

Encontrei esta frase de  Richard Bandler e John Grinder e fiquei pensando, será que realmente atingimos o objetivo de nossa comunicação? Muitas vezes tenho conversado e sentido um grande vazio, oras por não entender e ora por não ser entendida. Leio textos e me parecem ser escritos em outra língua. Há tanta informação “jogada”, não podemos deixar de analisar o quão grave é existir na transmissão do conhecimento essa dificuldade de comunicação. Estou precisando de mais leitura para atingir um nível maior de compreensão? Bom, essas eram apenas inquietações pessoais. Estou numa fase tão introspectiva, pensando com meus botões. Mas não quero deixar de entender que para acontecer comunicação, deve existir um relacionamento entre quem comunica e quem recebe a informação. Isso é fato!

Mas voltando à frase, em jornalismo, qual a intenção ao escrevermos determinados textos? Quais resultados estamos atingindo? Acredito que daria um belo de um artigo pensar sobre esses pontos.

Ainda tenho um trabalho da última aula de pós-graduação, que é estudar uma notícia por alguma das escolas semioticistas: francesa, norte-americana ou russa. Quem sabe descubra pistas sobre que caminhos a imprensa tem percorrido aqui. Vamos lá colegas, força na peruca!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário