sábado, 6 de agosto de 2011

Psicologia e Comunicação

“O homem morre quando deixa de sonhar”
(Chico Xavier)



Vou aproveitar que minha última matéria foi Psicologia Aplicada à Comunicação no Curso Técnico em Rádio e TV para deixar um registro de meus estudos sobre o tema. Especialmente porque no post anterior falei sobre propaganda.

Conforme estudamos, a publicidade provoca as emoções nos indivíduos e procura impulsionar seus desejos latentes com tanta força, que eles se sentem impelidos a trabalhar para conquistá-los.

Talvez por isso o comunicador seja considerado um agente de informação, sensibilização e persuasão. Lembrando que persuasão é levar a uma opinião. É a capacidade de fazer alguém agir usando algum tipo de comunicação, apelando para vontade e emoção. Enquanto no convencimento se apela para a razão e inteligência.

Ministrada pela professora Eunice Helena Rodrigues Cordenuzzi, a disciplina buscou nos mostrar os conhecimentos básicos da psicologia, tanto com relação à compreensão do humano, quanto aos processos de comunicação que neste se envolvem. Além disso, as aulas envolveram também muitos momentos de motivação, em que paramos para repensar nossa própria vida e atuação, a exemplo da frase que abriu esse texto. Afinal, como diz uma das mensagens exibidas durante a aula: a vida só faz comigo aquilo que eu permito que ela faça comigo!


Você chega lá: o sucesso está dentro de você!

Um dia é diferente do outro, porque estamos em constante mudança.

Tudo o que merece ser feito, merece ser bem feito.



Só lembrando que psicologia é o estudo da mente, da alma, do indivíduo. O pai dessa ciência é Freud.

Entre as contribuições da psicologia nas relações humanas aplicadas à comunicação temos que “a comunicação é a arte de estar em contato com outras pessoas, seja para passar-lhes informações, seja para recebê-las. O homem, como animal social, necessita estar sempre em contato com outros da espécie. Isso porque ele, o homem, desenvolve as suas habilidades a partir da observação dos demais”.

Para que haja uma comunicação bem sucedida, é necessária uma relação de ENTENDIMENTO, CONHECIMENTO e RESPEITO. Faltando um desses elementos, explica Eunice, atrapalha o processo comunicativo.

Durante a aula também vimos que a motivação humana, de acordo com a pirâmide de Maslow, vai primeiro buscar saciar as necessidades fisiológicas (fome, sede, sexo e sono), passando na sequência pelas necessidades de segurança (defesa, proteção, emprego e abrigo), necessidades sociais (relacionamento, amor e fazer parte de um grupo), necessidades de estima (autoestima, reconhecimento e status) para assim chegar às necessidades de autorrealização (desenvolvimento pessoal e conquista).

Eu sou do tamanho daquilo que vejo e não do da minha altura. (Fernando Pessoa)

Quer saber mais sobre a professora Eunice, acesse o Blog Web Jornal.

Um comentário:

  1. Com o surgimento de novas tecnologias as necessidades do ser humano estão mudando, sendo assim a psicologia ajuda a entender melhor a essas novas buscas, como se comunicar com tantas ferramentas tecnológicas e os novos desejos do ser humano

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