No dia 22 de agosto, começam as aulas das primeiras turmas da educação a distância do Instituto Federal de Rondônia, o IFRO. Li na internet um artigo sobre a dificuldade de, na atualidade, frequentar cursos presenciais (trabalhamos em média 40 horas semanais, precisando esticar o horário de vez em quando, temos família para dar atenção, tempo para descansar, entre outros), e ao mesmo tempo necessitamos de formação. Isso me animou a deixar registrada a importância que vejo nesse sistema de ensino.
Afinal, mundialmente existem vários modos para realizar um curso não-presencial, basta ver o histórico da EaD: de módulos enviados por correios à utilização da internet, são muitas as maneiras utilizadas com bons resultados. A vantagem da EaD está justamente na utilização dos avanços tecnológicos, a universalização do ensino, com a crescente oferta de cursos por instituições tradicionais e chegando a cada vez mais ao interior do País. Um exemplo são os projetos da Universidade Aberta do Brasil, encontrada em www.uab.capes.gov.br
Aliado à qualidade do ensino e a seriedade da instituição que oferece o curso, vejo que para ser um eficaz instrumento para a universalização do acesso à formação profissional e teórica, é necessário empenho por parte dos alunos.
Atualmente, faço um curso presencial em Porto Velho, e sinto o quanto a aprendizagem de fato acontece quando o aluno tem interesse em participar e se empenhar nas tarefas a serem realizadas. Em qualquer modalidade, é necessário seriedade, estudo, empenho, organização e dedicação por parte dos discentes.
No IFRO, a Política de Tecnologia Educacional e Educação a Distância “considera o aporte educacional que as tecnologias das fases da EAD no Brasil e no mundo (como material didático impresso, rádio, vídeo e televisão) associadas às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC (informática multimídia, ambientes virtuais de aprendizagem, transmissão pela Internet, videoconferência e produção e transmissão de sinal via satélite), para alcançar e atender cidadãos nas diversas regiões e situações encontradas em Rondônia”.
Os Cursos a Distância que iniciam neste semestre são técnicos subsequentes ao Ensino Médio, nas áreas de Segurança no Trabalho, Eventos, Logística, Meio Ambiente e Reabilitação de Dependentes Químicos. Por ser Ensino Presencial Virtual, a transmissão das aulas será via satélite e com atividades desenvolvidas nos Polos EAD de sete municípios de Rondônia, alcançando neste primeiro momento mais de dois mil alunos. O momento presencial ocorre uma vez a cada semana e as demais atividades pedagógicas serão realizadas via tutoria, no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Há ainda o acompanhamento por parte de tutores e professores ligados ao programa. Mais informações no endereço eletrônico www.ifro.edu.br
Por ser uma instituição pública, vinculada diretamente ao Ministério da Educação, visualizo que o início dessa nova fase abrirá um campo pouco explorado na região. Um avanço para mais municípios, que carecem de mais aporte do poder público.
Concordo que o EaD tem contribuido para a capacitação de muitos profissionais.
ResponderExcluirParabéns ao Instituto Federal de Rondônia e sucesso aos alunos.