domingo, 29 de maio de 2011

Voz do Brasil e seus quase 76 anos no ar

O programa mais antigo da rádio brasileira é a Voz do Brasil. Na verdade, de acordo com o Blog do Pannunzio, “é hoje o programa radiofônico em operação mais antigo do mundo. Supera, inclusive, o Voci del Grigioni italiano (Voz dos Grisões italianos), criado pela Rádio e Televisão da Suíça Italiana, que data de 1939 e também teve denominações distintas”.

O blogueiro complementa que “A Voz do Brasil, certamente poderia entrar no Guiness Book por ser o programa radiofônico de maior penetração no território nacional, sendo transmitido em cadeia por 7.691 estações, já computadas as 3.154 emissoras comunitárias legalmente em operação (e, é claro, não considerando os boicotes e desrespeitos legais que muitas delas cometem)”.

De veiculação obrigatória em todo território nacional, conforme determina o Código Brasileiro de Telecomunicações, ainda causa polêmica entre os proprietários de rádios comerciais, que alegam perder espaço de publicidade no horário de transmissão: 19 horas. Este seria um momento de grande audiência, especialmente para quem enfrenta o engarrafamento das grandes cidades, quando os trabalhadores estão voltando para casa. Confira o vídeo e veja mais sobre a discussão:



Por força de liminar, algumas emissoras de São Paulo e Curitiba conseguiram retardar a transmissão para outros horários menos nobre, como o fim da noite, por exemplo.

Em minha opinião a Voz do Brasil consegue oferecer a todo o País, mesmo às pessoas que estão em regiões mais distantes, informações sobre o cenário nacional. Gostemos nós de temas políticos ou não, são essas discussões que definem o preço do arroz e do feijão, tratam de educação, saúde e tudo o mais que influencia nossa vida. Portanto, deveríamos ser ouvintes assíduos, sempre.

Saindo dessa discussão e verificando por um lado mais técnico, veremos que o programa ganhou arranjos mais modernos.

Concurso
Como o tema é cobrado em provas na área de jornalismo: “O programa A Voz do Brasil, que já se chamou Programa Nacional e Hora do Brasil, foi criado durante” o "Governo Vargas".

Não tenho agora a banca que cobrou a questão. Mas o questionamento faz parte da história da comunicação no Brasil.

A primeira transmissão aconteceu em 22 de julho de 1935, durante o Estado Novo, estando próximo de completar então 76 anos. Sua criação data então do Estado Novo, quando “teve papel central na popularização da ditadura Vargas e seguiu durante décadas servindo como instrumento de propaganda governamental”.

“A despeito de sua origem autoritária e de sua veiculação, ainda hoje, compulsória, se mantém como fonte de informação de grande parcela da população. Pesquisa do Instituto DataFolha (1995) informa que 88% dos entrevistados com idade acima de 16 anos conheciam o programa. Sua maior audiência está nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, onde dois terços dos pesquisados afirmaram ouvir A Voz do Brasil regularmente”, informa a Empresa Brasil de Comunicação.

Para registrar, os primeiros acordes são da ópera “O Guarani”, que mesmo após a reformulação feita em 1998, permaneceu ao lado de novas vinhetas, que objetivaram atualizar sua identidade sonora. Ainda segundo a EBC Serviços, “o texto sisudo deu lugar a uma linguagem mais leve. O tom grave e solene foi suavizado com a entrada de uma mulher na locução. A pauta do radiojornal, no entanto, permanecia focada na promoção de autoridades e na divulgação de suas ações”.

Existe, inclusive, um movimento para transformá-lo em patrimônio imaterial cultural do Brasil. Durante uma hora de programação é possível obter informações sobre os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.

Perdeu a transmissão de hoje da Voz do Brasil transmitida pela rádio de sua cidade, então vá até o http://www.ebcservicos.ebc.com.br/programas/a-voz-do-brasil/programas e tenha acesso a downloads.

Nenhum comentário:

Postar um comentário