Receber uma boa pauta para cobrir é um incentivo ao trabalho do jornalista. Pensando em coisas de redação, fiquei com vontade de escrever sobre o conceito da pauta.
Pauta “é o termo técnico utilizado pelos jornalistas para definir o ponto de partida de uma reportagem”, conforme define o site Viva Favela. É isso mesmo, uma orientação passada pelos chefes de reportagem ou mesmo sugestões recebidas de fontes, formal ou informalmente e que serão o ponto de partida para a elaboração de uma matéria. Esta poderá ser publicada no impresso, internet ou transmitida pela TV ou rádio. A ideia vira um roteiro que conduz a busca de informações adicionais.
“O objetivo da pauta é buscar novos e melhores ângulos para uma notícia”, continua o texto do Viva Favela. Com certeza o faro do profissional pode encontrar novos fatos ao apurar aquela informação e conduzir a matéria para um lado diferente do que o apontado inicialmente. Aqui entra a criatividade, a pró-atividade de cada um. Afinal, a pauta não é para amarrar o trabalho, mas para servir como uma base de apoio.
Ela é estruturada pelo pauteiro com os seguintes elementos: cabeçalho, tema ou retranca para definir sobre o trata a pauta, histórico ou sinopse situando o tema, enfoque ou encaminhamento para direcionar a matéria, sugestão de fontes para entrevistas (nome, cargo/função, endereço e todos os telefones possíveis para contato), sugestões de perguntas e alguns anexos que sejam interessantes ao trabalho.
Especialmente no caso de um telejornal, a organização da ideia de cada matéria é essencial para que a equipe cumpra a pauta em menor tempo possível, antes do deadline, favorecendo a maior mobilidade no deslocamento de repórter e cinegrafista. Para a TV, também entra no rol de elementos da pauta a indicação de imagens a serem colhidas.
Concurso – Já que toquei nesse assunto, também é importante saber como ele é cobrado em provas. Em 2010, a banca que realizou o certame para o cargo de jornalista da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) perguntou o que era “o informe breve enviado aos veículos de comunicação a respeito de determinado assunto de interesse para o veículo e/ou para a sociedade". Assertiva correta: SUGESTÃO DE PAUTA.
Para mim ficou uma questão confusa, pois também havia a opção press-release. Com isso, infere-se que para aqueles avaliadores a diferença estaria em um ser mais sucinto que o outro. Enquanto o release seria uma “ferramenta que a Assessoria usa para organizar as informações que está divulgando. Trata-se de um texto, cuja essência é a informação”, conforme consta no blog Empório da Mídia. O certo, para mim, é que ambos são produtos de uma assessoria de imprensa com a finalidade de passar uma informação.
Fica a dica.
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