domingo, 8 de maio de 2011

Mudança de Hábito X Leitura

Ao ler a Revista Imprensa de abril (nº 266) havia separado o tema “Busca Digital” para fazer este post. É que muito me impressionou as 1.612 páginas do The New York Times de 1987 (saiba mais).Ainda mais sabendo o quanto nós brasileiros lemos pouco. Dados do Ministério da Cultura apontam que no Brasil se lê apenas 1,8 livros per capita/ano. Muito aquém dos países europeus ou até com nossos vizinhos. Para se ter uma ideia, na Colômbia o índice por habitante é de 3,4 livros ao ano.

Por outro lado, concordo com Cassio Politi, do Comunique-se, que fez a palestra “Tendências da comunicação online” na ECO/UNIRON, em Porto Velho (RO) no dia 06 de maio último. Não cogito o fim do papel, mesmo que o nosso pífio nível de leitura. Mas acredito ser muito interessante saber em quais plataformas a população está buscando informações.

De acordo com a Revista Imprensa, nos Estados Unidos “46% dos entrevistados buscam notícias em meio digital ao menos três vezes por semana, contra 40% que preferem os impressos. A TV ainda lidera com 50% da preferência”.

O estudo feito pelo Pew Project Excellence in Jornalism foi divulgado no mês de março e mostrou ainda que a circulação de jornais caiu entre 4,5% e 5%. Além de que “47% dos estadunidenses dizem ler notícias por meio de um aparelho móvel”.

Mesmo com a internet superando os jornais na leitura de notícias nos EUA, como lembrou Politi, só 23% disseram que valeu a pena deixar de ler em papel para ler em algum tipo de tela.

O Blog do Iphone traz pesquisa da eMarketer: “pela primeira vez os gastos de publicidade com Internet superaram os com jornais nos EUA. Foram 25,8 bilhões investidos em propaganda na Internet, ante 25,7 milhões de dólares em publicidade em jornais”. “Entre os jovens, contudo, a Internet é a mídia preferida: 65% dos entrevistados entre 18 e 29 anos apontaram a web como sua principal fonte de notícias”.

Já em “relação ao tempo gasto por mídia, a pesquisa revelou que os americanos gastam em média 13 minutos com a leitura de notícias online – três minutos a mais que com jornais impressos, porém 19 minutos a menos que com TV”.

No Blog da Dilma comenta matéria da Revista Imprensa feita a partir da “Pesquisa CDN de Credibilidade da Mídia” 2010/11, realizada com 800 executivos de diferentes faixas etárias de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília:

Em Brasília, 98% dos entrevistados citaram a internet como principal fonte de informação, seguida pelo jornal impresso, com 96% da preferência. Entre os jovens executivos em cargos de chefia – com idade até 28 anos – 91% afirmaram usar a internet para se manterem informados. Na sequência, TV, citada por 90% e jornais, lembrado por 89% dos jovens executivos entrevistados. No geral, 49% dos executivos de SP e RJ dizem ler jornais pela internet diariamente e 41% declaram o fazerem de vez em quando.

Outro dado curioso é que, apesar do aumento de popularidade do Facebook, o Orkut ainda é considerado a rede social mais confiável, com 40% da preferência, ante 13% do Twitter e 10% do Facebook. Além disso, as páginas dos provedores de acesso à internet e grandes portais, como Terra e Uol, são os mais lembrados na hora de buscar informações gerais e sobre o mercado de negócios, ambos citados por 46% dos executivos entrevistados, de SP e RJ.

Durante a palestra, Politi também citou os sites mais acessados no Brasil, na seguinte ordem:
1. Google
2. YouTube
3. Facebook
4. UOL
5. Orkut
6. Windows Live
7. Globo.com
8. Blogger
9. Yahoo
10. Terra
11. MSN
12. Twitter

Sendo uma brasileira antenada, acesso a todos eles. E tenho uma atenção especial ao oitavo elemento. Em seu blog, Rodrigo Giraldelli, mostra que “de 2006 a 2009, a atividade de blogar caiu pela metade entre os adolescentes de 12 a 17 anos; atualmente, apenas 14% destes adolescentes têm um blog. Entre os jovens de 18 a 33 anos, 2% deixaram de manter um blog em relação aos anos anteriores. Entretanto, apesar do que nos dizem os resultados da pesquisa da Pew Report, houve um aumento de 25% de adultos blogando em relação ao período estudado”.

Confirmando esse momento em que os blogs passam a ser mais seletos, mais qualificados, a leitura de deles atrai 91% dos executivos, segundo pesquisa da CDN.

Blogs, livros, jornais, mídias sociais em geral, seja qual for o meio, para mim o importante é passarmos a ser um país de leitores.

2 comentários:

  1. Rosália...que show de blog! Seja muito bem-vinda à blogosfera! rs
    Já linkei no Extensão Sala de Artes!
    Bjs e mto sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Professora pelo incentivo. Especialmente, pelo link no http://extensaosaladeartes.blogspot.com/ Com certeza é uma honra para mim! Continue nesse trabalho lindo que faz no IFRO/Ji-Paraná.

    ResponderExcluir