Ouvi essa palavra no Curso Técnico em Rádio e TV e logo depois encontrei o termo no livro Releasemania de Gerson Moreira Lima (Summus Editorial, 1985). A publicação traz definição mais ligada ao trabalho de assessoria de imprensa e ao envio de press-kit. Enquanto no curso, estaria mais ligada a edição de notícias e chamadas (variação que vou estudar mais a diante, nas aulas da professora Wagna Vieira).
“Arreliento, importunador ou uma situação embaraçosa”. Ou do inglês, "aquele que provoca".
“Pequeno comunicado enviado pela empresa para a imprensa, sem objetivo de publicação (e aqui se encontra uma das muitas diferenças se comparado com o press-release), a fim de “arreliar”, ou seja, criar junto ao jornalista que o recebe, visando abrir caminho para o press-releases normalmente enviados posteriormente”.
O autor de Releasemania também explica que o teaser não tem objetivo de ser publicado, mas algumas vezes vira comentário em colunas do jornal. Moreira Lima complementa que além da mensagem básica, “de cunho predominantemente publicitário e dirigido ao público consumidor, o teaser necessita conter ainda um gancho que chame a atenção dos jornalistas”. Dependendo da seção de trabalho do jornalista, poderia “puxar mais para o lado político, de humor, econômico etc”. Ele ainda lembra que alguns teasers distribuídos aos jornalistas são acompanhados de brindes de pouco ou nenhum valor (no caso de anúncio de um novo vinho, por exemplo, pode vir uma rolha).
Para falar a verdade, eu realmente desconhecia esse tipo de texto aplicado ao jornalismo, talvez por não ter participado de nenhum lançamento de produto. Em publicidade, mesmo desconhecendo o termo, a ideia eu já havia visto em anúncios “enigmáticos” ou nas mensagens veiculadas pouco antes das chamadas das novas novelas, com aquele ar de “quero (saber) mais”.
Buscando outras informações na rede, vi que sendo uma pequena peça publicitária quase que enigmática, o teaser praticamente não oferece nenhuma informação sobre o produto ou sobre o anunciante, mas desperta a curiosidade do público. O recurso pode ser utilizado nas várias mídias: rádio, televisão, impressos, internet, outdoors e publicidade em geral.
Quem fizer uma busca na web, verá seu uso para chamar atenção às notícias, programas, anúncios, trailers e campanhas.
Na Wikipédia, encontrei outra utilização: “em publicações online, como blogs, jornais e revistas eletrônicas, o termo teaser se refere ao trecho de texto que é apresentado antes da tag ‘more’, devendo o leitor clicar em um link ao final do teaser para ter acesso ao texto completo. Este recurso normalmente é usado para permitir ao leitor acessar somente os textos que lhe interessam, sem ter que carregar para seu computador conteúdos que não pretende ler ou visualizar, poupando tempo e tráfego de internet”.
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