segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A função de Relações Públicas


Uma profissional da área de relações públicas me dizia que trabalhar com cerimonial de eventos é muito parecido com o jornalismo. Explico: o texto teria que responder as perguntas do lead (quem, o que, quando, onde, como e por quê?).

Lembrando disso e na formação dessa minha interlocutora, fui buscar a definição do que é a profissão de Relações Públicas. Afinal, sempre quando pensamos em eventos, pensamos em RPs.

Segundo o Sindicato dos Profissionais Liberais de Relações Públicas no Estado de São Paulo “é uma função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, e planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e a aceitação públicas”.

Como estou procurando bases de uma atuação integrada, fui conhecer outras assessorias de comunicação. Nisso, a uma amiga me enviou o seguinte e-mail com a descrição do cargo de assessor de relações públicas, que ela deve ter buscado no endereço :

Objetivo:
- Otimizar o processo decisório organizacional nas políticas e atividades de Relações Públicas.
- Estabelecer a integração os grupos que afetam os objetivos da organização.

Funções:
Pesquisa, Planejamento, Assessoramento, Execução, Coordenação e
Avaliação.

Tarefas:
Ø Em Pesquisa:
- Realiza e/ou manda realizar por empresas especializadas em sondagem de opinião, pesquisas de opinião e atitudes sobre a imagem, o conceito e a credibilidade da organização;
- Coleta informações através da imprensa escrita, falada e televisionada – gerenciamento de crise;
- Identifica e caracteriza os públicos (grupos que afetam os objetivos da empresa);
- Realiza pesquisa de leitura e leiturabilidade;
- Realiza pesquisa de hemerografia;
- Coleta sugestões solicitações e queixas;
- Analisa e interpreta os dados das pesquisas;
- Experimenta novos métodos e técnicas de Relações Públicas.

Ø Em Planejamento:
- Elabora o planejamento de Relações Públicas, constituído de objetivos, estratégia, tarefas, cronogramas e orçamento;
- Elabora programas de Relações Públicas;
- Seleciona métodos e técnicas de Relações Públicas.

Ø Em Assessoria:
- Fornece pareceres, apresenta alternativas e recomenda atividades à decisão da Direção sobre: estratégia e políticas de Relações Públicas; políticas de propaganda institucional; política de mecenato (doações), motivação dos recursos humanos e política de responsabilidade social;
- Assiste à Direção e qualquer elemento de organização em todas as oportunidades de representação da empresa.

Ø Em Execução:
- Cria, redige, produz e distribui informações específicas do seu setor/empresa para públicos específicos;
- Organiza e realiza atos culturais, como, congressos, conferências, seminários, encontros, etc.;
- Organiza e realiza atos sociais como, aniversários, jantares, coquetéis;
- Organiza e realiza eventos especiais, como, inaugurações, comemorações, visitas, open-house, viagens;
- Dirige o cerimonial;
- Redige discursos, mensagens etc;
- Visita líderes de opinião;
- Representa a empresa em atos públicos;
- Supervisiona o arquivo de públicos, de imprensa, fotográfico, clichês, fotolitos, discos, documentação etc;
- Emite e responde correspondência.

Ainda de acordo com o Sindicato dos Profissionais Liberais de Relações Públicas no Estado de São Paulo, “o profissional de Relações Públicas, pela lei brasileira, precisa ser formado em curso superior, ter registro no Conselho da categoria e pode exercer sua atividade como profissional liberal, assalariado ou de magistério nas entidades de direito público ou privado, tendo por fim o estudo ou aplicação de técnicas de política social destinada à intercomunicação de indivíduos, instituições ou coletividades”.

Em nossa área de atuação - e não estou falando como jornalista, mas como comunicadora - planejamento é tudo.


Agora para mim o desafio está lançado. Conhecer como cada um atua, para depois partir para o mais importante - como colocar em prática a comunicação integrada (jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, administração)?

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