sábado, 4 de dezembro de 2010

Ferramentas de uma assessoria


Às vezes fazemos igualzinho ao ferreiro que tem em sua casa espetos de pau. Porque se estou atuando mais em assessoria de imprensa, o certo seria parar e refletir aqui neste espaço sobre o trabalho das ASCOMs (Assessorias de Comunicação).

Remexendo nas minhas anotações, encontrei uma relação das ferramentas que um assessor utiliza no dia a dia:
• Release;
• Press kit (pasta ou arquivo eletrônico);
• Mailing list, mas tem que ser um cadastro atualizado;
• Follow up (retorno por telefone);
• Clipping ou taxação;
• Acompanhamento on line;
• Media Trainning (teórico ou prático);
• Workshop (para assessorado conhecer melhor a imprensa);
• Websites, intranet, sala de imprensa e outros;
• Auditoria da imagem, mensuração de resultados e análise estratégica da mídia.

Lógico, ao chegar ao novo emprego, o jornalista precisa levantar as primeiras informações: para quem estou trabalhando? Quem é o meu novo assessorado?

Só depois é possível traçar estratégias e saber quais ferramentas utilizar e em qual momento. Se bem que comunicação não é uma ciência exata, portanto, muitas vezes é preciso estar sempre pronto para aplicar o plano B ou C.

Com esse direcionamento, vai se organizando o diagnóstico da imagem do cliente na mídia e o como a organização pretende ser reconhecida.

Confesso que neste exato momento estou passando por grande aflição: a falta de formação em gestão na faculdade. Afinal, na maioria das escolas de comunicação esse tema é pouco explorado, mas que na prática é muito necessário em tempos de empreendedorismo ou gestão compartilhada.

Preciso fazer a minha passagem de jornalista “tarefeira” para administradora de imagem. Eis o desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário