domingo, 24 de março de 2019

Mídia Training

“Se você não tem o que esconder, não fuja do jornalista”, é o que aconselha Paulo Henrique Amorim na apresentação do livro de Heródoto Barbeiro “Você na telinha: como usar a mídia a seu favor” (São Paulo: Futura, 2010).
Minha pretensão este ano é voltar a refletir sobre os temas da comunicação aqui no blog. E livros como o do Heródoto estão na minha lista de (re)leitura.
Como sempre gostei, segue uma questão de concurso para o nosso ensaio sobre Mídia Training. Essa prova é de 2009, aplicada pela ESAF para ANA - Analista Administrativo - Comunicação Social – Jornalismo:

É orientação típica a ser dada a fontes de informações durante media training:
( ) fazer a contribuição tão completa e informativa quanto possível.
( ) ignorar os pressupostos do jornalista e responder objetivamente a questão colocada.
( ) preparar com o repórter as mensagens-chave a serem transmitidas durante a entrevista.
( ) valorizar o jornalista e atendê-lo diretamente evitando intermediação de secretárias e assessores.

Avalie os itens acima e marque a opção correspondente.
a) V, V, F, F
b) F, V, F, V
c) F, F, V, V
d) F, F, F, F
e) V, F, F, V

Como resposta para essa questão aplicada na disciplina Comunicação Social era dada pela banca a letra “D”.

Então, temos aí exemplos do que não fazer no atendimento à imprensa. Logicamente, a valorização do jornalista e da equipe que estiver com ele deve acontecer, a partir do cumprimento e posterior agradecimento a todos, da escuta atenta às indicações, e a conversa em tom respeitoso sempre com os profissionais.
Já as mensagens-chaves devem fazer parte de seu discurso durante a entrevista. Você deve ainda procurar ser informativo a ponto de transmitir a quem assiste ao programa o “recado” principal de sua participação. Além de buscar falar de forma clara e objetiva.

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