quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Opinião Pública

Sobre o tema opinião pública expus o que penso sobre essa palavra em outra postagem de 2011 (Imprensa, assessoria e outros temas). Minha ideia hoje é apenas refletir sobre uma crítica que acabo de ler sobre motivos para não assistir à nova novela da Globo, mostrando tudo o que poderíamos aproveitar para ocupar esse espaço de tempo que nos dedicaríamos a ver mais uma estória repetida com nova roupagem: ler livros, nos divertir em família, ver bons filmes, fazer exercícios, enfim, viver de fato a vida.  Para ler este post de Gean Ramos, basta acessar o espaço Medium.

Daí recorri ao IBOPE, para entender o que eles falam sobre os estudos de  opinião pública, que são uma tradição daquele instituto de pesquisa: “ajudam a compreender as expectativas e a percepção da população brasileira sobre diversos assuntos de interesse nacional. Na sua grande maioria, são estudos customizados, de acordo com demandas específicas”. Segundo o site do IBOPE, eles fizeram por exemplo, sondagens “sobre aborto da ONG Católicas pelo Direito de Decidir, além do Índice Nacional de Expectativa do Consumidor e das pesquisas de avaliação do Governo Federal, ambas divulgadas regularmente pela Confederação Nacional da Indústria”.

A todo o momento estão buscando saber o que a maioria de nós pensa. Para quê? Explicações podem ser as mais gerais, mas eu fico com a possibilidade de que querem colocar no ar, nos telejornais e nas novelas, especialmente, modos de pensar de acordo com o interesse deles... Daí ficamos nós discutindo a questão de um beijo entre dois homens em uma novela e nos esquecemos de há problemas mais urgentes a serem resolvidos. Nos levam a um debate e nos alienam de outros. Daí nos esquecemos que somos todos seres humanos... eu por exemplo hoje em dia não tenho visto família sem casos de homossexualidade. Com isso eu me pego pensando, tampamos o sol com a peneira porque os meios de comunicação querem formar a nossa opinião ou somos assim mesmo maria-vai-com-as-outras desde antigamente?

Bom. Passado o meu momento reflexão, vamos testar nossos conhecimentos na prática, com provas anteriores de concurso.

Prova: FCC - 2009 - TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Analista Judiciário - Comunicação Social
Segundo o Prof. Candido Teobaldo, conhecido autor brasileiro de livros sobre Relações Públicas, uma das características da opinião pública é
a) ser uma opinião unânime.
b) estar, necessariamente, de acordo com a opinião da maioria.
c) ser estável e contemplar as diversas opiniões existentes no público.
d) ser semelhante à opinião dos líderes do grupo.
e) estar em contínuo processo de formação e em direção a um consenso completo, sem nunca alcançá-lo.

RESPOSTA E

Prova: ESAF - 2009 - ANA - Analista Administrativo - Comunicação Social - Jornalismo
Sobre opinião pública, avalie os itens abaixo e assinale a opção correta.
 ( ) A opinião pública é forjada como um produto da atividade social. É um fenômeno coletivo que se apoia em uma realidade individual.
( ) São fatores que atuam na formação da opinião pública: a família, a educação, os grupos sociais e os meios de comunicação de massa.
( ) A opinião pública implica na existência de outras opiniões distintas dela.
( ) Em teoria da opinião pública, atitude e opinião são diferentes. Atitude se vincula a hábitos e comportamento manifesto. Opinião tem caráter verbal e simbólico.
a) F, V, F, F
b) V, F, V, F
c) F, V, F, V
d) V, V, V, V
e) V, V, F, V

RESPOSTA D

Nenhum comentário:

Postar um comentário