quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Lobby e opinião

Para a Wikipédia, lobby é “nome que se dá à atividade de pressão, ostensiva ou velada, de um grupo organizado com o objetivo de interferir diretamente nas decisões do poder público, em especial do Poder Legislativo, em favor de causas ou objetivos defendidos pelo grupo”.

Ampliando essa definição, busquei o conceito de lobby no site de comunicação empresarial do professor Wilson da Costa Bueno: “Entende-se, tradicionalmente, por lobby o esforço desenvolvido por uma empresa ou entidade no sentido de influenciar o Executivo (o Governo) ou o Legislativo (os políticos) tendo em vista a defesa dos seus interesses. A indústria tabagista e a farmacêutica, os sindicalistas, os aposentados e os defensores das baleias podem (e têm feito) lobby para obter vantagens ou conseguir apoio às suas causas”.

A atividade estaria ligada à área de Relações Públicas, que tentam dar a ela caráter mais profissional. Gosto das análises de Bueno, porque normalmente nos trazem uma visão mais crítica sobre a atuação de comunicadores país afora.

Agora, vamos a outras definições de nossa área, um tipo de jogo dos sete erros! Resolva a questão aplicada pela ESAF em 2009, no concurso da ANA (Agência Nacional de Águas) - Analista Administrativo - Comunicação Social - Relações Públicas:

Em relação à Comunicação Organizacional, analise as questões a seguir e assinale a opção correspondente.
( ) Endomarketing é um processo que visa adequar a empresa às necessidades comunicativas do empregado, de maneira a torná-la competitiva no mercado de consumo. O endomarketing pode ser um diferencial e uma vantagem competitiva no fortalecimento da imagem da organização no mercado.
( ) O conceito de porta-voz é aplicado estritamente à alta direção da organização.
( ) As publicações internas são mais apropriadas para resolver problemas gerados pela burocratização ao estabelecer pontes informais entre os empregados.
( ) Ascendente, descendente e horizontal são três fluxos informativos no interior das organizações.
a) F, F, F, F
b) V, V, F, F
c) F, V, V, F
d) V, V, V, V
e) F, F, F, V

Agora fica com vocês a responsabilidade de me ajudar a definir melhor o que é endomarketing, porta-voz e sobre publicações internas, tendo em vista que essas afirmativas estão erradas. Lembrando que no gabarito, a resposta é letra E.


2 comentários:

  1. Rosália, muito legal o seu blog! Não sei nem como vim parar aqui (estava pesquisando alguma questão de concurso sobre lead) e achei muito bacana, parabéns. Há tempos eu venho pensando em fazer algo assim para dialogar com outros concurseiros e estudantes.

    Quando à questão, os erros me parecem ser:

    1 - O endomarketing é um processo de comunicação que visa adequar o empregado (e não a empresa) à missão, visão e valores da organização. Em outras palavras, é a aplicação de técnicas do marketing voltadas para os próprios funcionários da empresa (e não para os consumidores), com o objetivo de fazer com que eles "vistam a camisa" da empresa.

    2 - O conceito de porta voz tem como objetivo dar unidade e coerência ao discurso da empresa, mas ele não precisa pertencer à alta direção. No caso recente do problemas com os beagles do Instituto Royal, por exemplo, escolheram uma técnica para servir de porta-voz, pois ela poderia explicar qualquer dúvida sobre o processo de testes nos cães.

    3 - Uma das funções da comunicação interna é indicar e reforçar os canais adequados para reclamações, dúvidas etc, e também o de formalizar o conhecimento informal dos funcionários. Ela não cria "pontes informais", mas sim tenta absorver e formalizar esse conhecimento das redes informais para melhorar os fluxos formais.

    Abraço,
    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Olá Fábio, sabe que fiquei muito feliz de obter retorno nesta postagem!!! Eu digo que manter um blog (na verdade esse eu tenho que é mais uma fala minha com meus botões) é uma ótima ideia para quem quer guardar informações, especialmente sobre área de atuação, estudos, enfim. E nesse arquivo gigantesco que ele vai se tornando, termina por contribuir com outras pessoas também. Ah, e obrigada pelas respostas. Eu atuo com assessoria de imprensa e por isso sempre gosto de buscar informações sobre este tema. Boa sorte na criação do seu blog ou site. Abraços.

    ResponderExcluir