sábado, 13 de outubro de 2012

A escrita, sempre ela!


“Os povos podem o que querem. Uma raça, uma nacionalidade ou um povo só não é capaz do que não sabe querer”.

Rui Barbosa


Assim também acontece conosco, em nossa vida: precisamos saber querer.

No trabalho com jornalismo vivo preocupada com a escrita dos textos que divulgo. Desta forma, procuro ler mais para entender os processos de produção textual. Por exemplo, o que fazer quando temos um lapso e não conseguimos iniciar uma redação? Um relatório?

Colocando minhas leituras em dia, estou com a Revista Língua Portuguesa do ano passado, que trata do assunto.

“A mente divaga, palavras faltam, parece que tudo o que aprendeu perde a eficácia e a forma, incapaz de ser transformada em frase”.

Já passou por isso também? Mesmo que seja numa prova, ou mesmo em concurso público?

Anotar e organizar as ideias é uma das primeiras dicas dada. Eu incluiria uma pesquisa sobre o tema, se tiver acesso à internet, tudo fica facilitado.

Escrever não é uma tarefa simples como falar, esclarece a Revista. Portanto, em alguns momentos é preciso evitar o perfeccionismo. Isso mesmo: “seus alunos de exatas escrevem com muito mais facilidade do que os aprendizes de escritor. Tudo porque não se autocensuram e veem a tarefa com mais objetividade, e por isso sofrem menos no processo de construção do texto”. Bom, acho que já fica explicado o motivo pelo qual alunos de engenharia estavam escrevendo melhor que os de jornalismo, conforme li tempos atrás.

“O pintor diante de uma tela, quantas vezes não desistiu? Mas se fosse fácil não seria tão profundo e qualquer um faria”. É a provocação da cantora Zélia Duncan sobre as dificuldades de escrever.

Assim como ensina a professora Aparecida Custódio, também na Revista Língua Portuguesa: “faísca, inspiração, insight só surgem com esforço e dedicação, que precedem em muito tempo o ato de escrever”. Significa, então, que é escrever e escrever...

“Nada na vida deve ser temido, apenas compreendido”.
Marie Curie

Nenhum comentário:

Postar um comentário