Fazendo estágio para finalizar meu curso técnico em Rádio e TV, acompanhei uma equipe a um distrito policial para ver os boletins registrados na noite anterior. Ao mostrar uma arma e explicar o que era uma bala picotada, demonstrando o poder de polícia, a repórter retruca mostrando sua caneta: minha arma mata mais pessoas!
Realmente, eis o poder da imprensa.
“Ainda hoje não se pode fazer a menor ideia da devastação provocada pela imprensa.”
(Karl Kraus)
“Acontece que esse executivo pode ser muito bom para falar em reuniões fechadas de diretoria, mas não está nem um pouco preparado para falar em público, principalmente para dominar microfones”, esclarece Rivaldo Chinem em Assessoria de Imprensa – Como fazer (Summus Editorial – 2003).
“Media training é um treinamento elaborado por uma Assessoria de Imprensa ou empresa por ela contratada, dirigido a executivos, políticos e lideranças. Visa desenvolver competências comunicativas para lidar com a mídia impressa e eletrônica (jornais, revistas, tevê e rádio), garantindo a representação das empresas para o grande público por intermédio dos meios de comunicação como instituição de cultura empresarial transparente e democrática”.
Dentro de um media training são feitas simulações de entrevistas e de como deve ser o comportamento diante das câmeras. Para manter um bom relacionamento profissional, deve-se atender às solicitações de entrevistas feitas pelos jornalistas. “A entrevista é uma boa oportunidade de apresentar seu trabalho ou sua ideia à sociedade”, explica o autor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário