quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Jornalista e Concurseira

Quem não sonha em passar em um concurso público ultimamente é porque está muito bem empregado na iniciativa privada. Em jornalismo acredito que muitos sonham com novos horizontes, pois é mais fácil encontrar profissionais da área ralando e fazendo pescoção para manter as contas em dia.

Então, para contribuir com nossa classe mantenho esse blog, em que disponibilizo um pouco do que estudo com todos da rede. Para aumentar a minha contribuição, fiz uma pesquisa no Google e descobri outros espaços voltados para a comunicação. Lógico, se souber de outros links, me passa o endereço também!!! Assim contribuímos mutuamente com o estudo, meu e seu!!

O primeiro que vou falar, está sem atualização há um ano, porque a blogueira pelo jeito passou no concurso dos Correios. Falo do “Dica para jornalistas concurseiros”. Um exemplo do que ela escreveu é o “Fundamentos e Teorias da Comunicação

Seria interessante que outro colega desse continuidade a esse trabalho, quem se habilita a manter um espaço dedicado a nós comunicadores?

Um outro endereço é o Jornalistas Concurseiros, que era Blog e se tornou Site. Faça uma leitura interessante em Como se Preparar para Concurso de Jornalistas - um dos posts que recomendo. Assim, poderá pegar algumas dicas de preparação. Já o site está meio desatualizado, mas vale a pena conferir mesmo assim, pra animá-lo. Quem sabe o criador volta a escrever e partilhar ideias.


Ah, nem vou falar sobre PCI Concursos, esse todo mundo já pesquisa, não é?

Outra dica é fazer os cursos a distância da Comtexto, que são de atualização ou extensão. Conteúdo de jornalismo sempre é bom ser revisto, cai em prova!!!  Ah, e tem esse sobre jornalismo científico, eu já li uma vez e voltei a estudar a apostila de novo.

Sobre o tema ética, tem o site do Senado com um curso específico sobre Ética e Administração Pública, para adiantar, o conteúdo pode ser visto por aqui.

Estudar para ser jornalista concursado requer também o domínio da nossa maior ferramenta: a língua portuguesa. Existe uma variedade de endereços que poderiam ser citados, escolhi neste momento dois: Passei Web, sobre a nova ortografia, e o  Concurseiro Solitário, que traz dicas de livros para estudar gramática, redação e interpretação de textos (básico para nós!).

Agora, se sua intenção é dar um tempo e rir um pouco sobre nossa profissão, nada melhor que acompanhar o Desilusões Perdidas, do Duda Rangel.

Para encerrar, tenha foco! Pensar no futuro, escolha uma frase para te animar.


“Me interessa o futuro porque é o lugar onde vou passar o resto da minha vida.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário