sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Iniciando com ética

Bom início de ano para todos nós! Na verdade eu comecei 2012 de férias, dando um tempo até nos meus estudos em jornalismo. Agora, nada melhor que aproveitar este período mais tranqüilo para desejar a todos que leem minhas publicações muito sucesso nos concursos que estão inscritos. Para a área de jornalismo, há vagas no Ministério Público de Rondônia e no Senado Federal, conforme o site Concursos Públicos On Line. Eu não me candidatei, porque ainda estou precisando de um gás maior para tentar uma nova prova.

Neste primeiro post do ano, meu tema será a ética. Afinal, conforme o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal “o servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto”.

Estou fazendo um limpa em meus rascunhos e aproveito essas anotações antigas para publicizar aqui.

Ética = termo que vem do grego “ethos” e significa comportamento. Na vida e na profissão de jornalista mantemos diversas relações e contatos com outros seres humanos. Essas normas, princípios e valores, portanto, nos permitem viver em comunidade. E a ética norteará o bem comum e o respeito entre nós, especialmente quando nossa função em comunicação é definida por Clóvis Rossi como “uma fascinante batalha pela conquista das mentes e corações de seus alvos: leitores, telespectadores e ouvintes”.

De acordo com o Decreto 1.171 (22/06/94), “a dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele (...)”. Assim, vale a pena falar de ética sempre, porque são as pequenas atitudes que regulam no fim do dia como na verdade foi o nosso comportamento em sociedade.

“No fundo as questões de ética são questões de caráter” (Warren Bennis)

Antes de encerrar, vamos diferenciar dois conceitos que de alguma forma estão ligados ao tema de hoje:

Eficiência é a capacidade de fazer de modo certo uma tarefa. É fazer alguma coisa do melhor modo possível, enquanto a eficácia é a capacidade de fazer com que a coisa certa seja feita no momento oportuno. É fazer bem feito o que precisa ser feito. É o ato de produzir resultados desejados.

Também importa lembrar que o sucesso não está somente ligado à competência, mas também ao convívio social e aos rituais que as ocasiões exigem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário