sábado, 19 de novembro de 2011

Prova de Fundamentos de Produção Audiovisual

1- Descreva o que acontece em uma pré-produção.
É neste momento que está sendo discutido o roteiro com a equipe de produção e verificando quem fará parte das filmagens (atores, apresentadores, repórteres, equipamentos, serviços, estrutura). Também se faz o levantamento de estúdio ou locação (externa), sob orientação do cenógrafo, eletricista ou iluminador. Nesta fase são feitos os levantamentos das necessidades gerais para a realização do programa. São realizadas reuniões, fotografias de locações e objetos de cena para apresentar para o diretor aprovar. Quando estão reunidos todos os itens, marca-se a data inicial da gravação.

2- Em uma produção audiovisual o profissional responsável pela iluminação, enquadramentos e movimentos de câmera é o diretor de fotografia, é ele quem orienta o trabalho do operador de câmera, que faz o enquadramento inicial (sob orientação do diretor), movimenta a câmara, verifica seu funcionamento. O mais comum é esta função ser acumulada pelo próprio diretor de fotografia.


3- O que faz um continuísta?
Este é o profissional que “trabalha diretamente com o assistente de direção. Conhecendo previamente a decupagem e a ordem de filmagem deve cuidar rigorosamente da continuidade de movimento dos atores, do cenário e figurinos. Um erro de continuidade pode prejudicar o trabalho de montagem e consequentemente a narração da história. Em curtas metragens de baixo orçamento a função do continuísta muitas vezes é acumulada pelo assistente de direção”.


4- Preciso criar um cenário virtual por trás de meu ator principal. É necessário que eu grave com cromaqui, que estudamos a adequação da cor verde (que deve estar bem iluminada, além de se tomar o cuidado de que ninguém se vista de verde claro ou escuro. Tudo isso facilita o recorte, entre outros)

5- Cite ao menos dez funções de um diretor de produção.
Planeja toda a produção, pois sua participação é da pré-produção ao fim da filmagem. Ele contata com a equipe, comanda da base de produção, toda a infra-estrutura relacionada a uma filmagem. Também é responsável pela pré-produção e pelo cronograma de filmagem junto com a direção, assistente de direção e produtor executivo, mantém o controle do cronograma a ser cumprido, faz previsão de dos problemas antes que eles aconteçam, mantém um plano B no caso de impossibilidade de filmar o que estava previsto para um determinado dia. Este profissional também cuida da alimentação e transporte da equipe, transporte dos equipamentos, hospedagem. Cuida ainda de autorização para filmagens, além de verificar se todos estão bem instalados no set.

6- Quais os equipamentos são operados pelo maquinista?
O maquinista é o responsável pela montagem e operação de travelling, grua e de todo equipamento pesado utilizado na fotografia.


7- Qual a situação ideal para a hora da produção audiovisual?
É que não haja contratempos, que tudo esteja ao alcance da equipe! Pois, caso contrário há dor de cabeça com horários e atrasos de equipe e de início das horários gravações, dificuldades com o espaço escolhido ou com equipamentos. Deve-se ter um check-list de todas ações, por menores que sejam, para evitar falhas.

8- O que faz um diretor de arte?
Ele é o responsável pela concepção visual do filme (cor, textura, cenários, figurinos, maquiagem etc.) a partir de determinações do diretor. Orienta os trabalhos do cenógrafo (quando não acumula esta função), do figurinista e do maquiador, a fim de obter uma coerência visual.


9- O responsável por selecionar os objetos daquela cena é o cenógrafo.


10- Descreva a pós-produção.
Quando terminam as gravações é hora de montar o material por meio da edição (computação gráfica, efeitos, trilha sonora, dublagem, locução e outros). Já a equipe que trabalhou na produção se envolve em devolver todos os materiais para as empresas ou residências, fazer agradecimentos, verificar se houve algum dano nos materiais, providenciar concertos ou reposições, arrumar o local utilizado para filmagem.



Atenção, a professora não corrigiu. Portanto, são vocês internautas que me darão a nota. Dirão se acertei ou errei cada questão!

3 comentários:

  1. Olá! Estava pesquisando livro sobre fundamentos da produção do audiovisual e cheguei ao seu blog. Mas, na minha pesquisa, não conseguir achar nenhum livro sobre este assunto. Você conhece algum para indicar? Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, outro dia recebi a indicação sobre os livros do professor Rafael Souza Silva: Planejamento Visual Gráfico na Comunicação Impressa e Controle Remoto de Papel.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir