terça-feira, 15 de novembro de 2011

Internet, TV e poder

Há alguns dias no Facebook compartilhei um link com a seguinte frase: “Internet... te amo! O que tive com a televisão foi algo passageiro!” Fiquei algum tempo pensando nesta frase, que apesar de exagerada tem lá sua verdade (eu mesma quase nem vejo televisão mais, por outro lado, trabalho e estudo por meio da internet).

Especialmente porque realmente me preocupo com o poder que os meios de comunicação de massa possuem. Mesmo ainda tendo uma chance (cada vez menor) de ser horizontal, a cada dia mais vemos o avanço dos grandes grupos tentando monopolizar a web.

Google e Facebook, por exemplo, brigam por uma parcela considerável de consumidores. E nisso nossa privacidade vai sendo invadida, as marcações em fotos mostram isso todos os dias dentro das redes sociais. Assim, caminhamos novamente para a concentração da mídia. Parafraseando Marilena Chauí, os oligopólios beiram monopólios...

Amparada em Maria Rita Kehl e Eugênio Bucci, Chauí em “Simulacro e Poder – Uma análise da mídia” (Editora Perseu Abramo – 1996) mostra que “o sujeito do poder não são os proprietários dos meios de comunicação, nem os estados, nem grupos ou partidos políticos, mas simplesmente (e gigantescamente) o próprio capital”. Portanto, o exercício do poder pela mídia se dá nos aspectos econômicos e ideológicos

É bom manter o alerta sobre a internet, porque se o nosso amor pela TV foi passageiro e temos nela cerca de sete corporações globais (Disney, Time Warner, Sony, News Corporation, Viacom, Vivendi-Universal e Bertelsmann: europeias, norte-americanas e japonesas) e na América Latina dominam Televisa (México), Globo (Brasil), Clarín (Argentina) e Cisneros (Venezuela). Imagine quando de fato fatiarem a internet, que espaço restará a nós usuários? De novo o de simplesmente consumidor?

2 comentários:

  1. Como sempre, excelente texto, Rosália!
    Algo para se pensar...
    Bjs e ótimo feriado!
    : *

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  2. Oh Professora, obrigada por sempre me incentivar! Mas realmente, pensar internet e comunicação é nosso papel enquanto profissionais que estã na lida com esse meio, seja em uma Assessoria de Imprensa ou dentro de sala de aula. Convivemos com a tecnologia e redes sociais em vários momentos, mesmo quando estamos "off", pois há influências vindas de ambos os lados. Abraços.

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