domingo, 6 de fevereiro de 2011

Histórico da EaD


A maioria dos sites disponíveis na internet traz praticamente os mesmos dados da evolução da Educação a Distância (EaD), alguns com mais detalhes, outros mais resumidos. O Instituto Universidade Virtual da Escola de Comunicação e Artes (KURC) mostra que o histórico da EaD inicia com a invenção da imprensa na Alemanha, por Guttenberg. A utilização de caracteres móveis para a composição de palavras seria um facilitador para a posterior difusão do ensino a distância.

No Brasil, a universidade virtual, compreendida como ensino superior a distância com uso de Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC), surgiu na segunda metade da década de 1990. E foi a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (LDB), em dezembro de 1996, que oficializou a EaD como modalidade válida e equivalente para todos os níveis de ensino. Em 1997, universidades e centros de pesquisa passaram a gerar ambientes virtuais de aprendizagem, iniciando a oferta de cursos de pós-graduação latu sensu via internet, demarcando, assim, entre 1996 e 1997, o nascimento da universidade virtual no Brasil.

Em um quadro cronológico da EaD, a Universidade Federal do Ceará apresenta os marcos históricos internacionais da modalidade nos últimos três séculos (Landim, 1997, pp. 2, 3 e 4). Desta forma, ampliando o que o curso “Capacitação de Tutores em EaD” da UFPR (Universidade Federal do Paraná) nos apresenta, também inclui-se:

- 1858 - A Universidade de Londres passa a conceder certificados a alunos externos que recebem ensino por correspondência.
- 1891 - Nos EUA são criadas as Escolas Internacionais por Correspondência;
- 1894 – O Rutinsches Fernelehrinstitut de Berlim organiza cursos por correspondência para obtenção do Abitur (aceitação de matrícula na Universidade);
- 1903 - Julio Cervera Baviera abre, em Valência, Espanha, a Escola Livre de Engenheiros; As Escolas Calvert de Baltimore, EUA, criam um Departamento de Formação em Casa, para acolher crianças de escolas primárias que estudam sob a orientação dos pais;
- 1910 - Professores rurais do curso primário começam a receber material de educação secundária pelo correio, em Vitória, Austrália;
- 1911 - Ainda na Austrália, com a intenção de minorar os problemas das enormes distâncias, a Universidade de Queensland começa a experiência da EaD;
- 1922 - A New Zeland Correspondence School começa suas atividades com a intenção inicial de atender a crianças isoladas ou com dificuldade de freqüentar as aulas convencionais. A partir de 1928, atende também a alunos do ensino secundário;
- 1938 - No Canadá, na cidade de Victória, realiza-se a Primeira Conferência Internacional sobre a Educação por Correspondência;
- 1939 - Nasce o Centro Nacional de Ensino a Distância na França (CNED), que, em principio, atende, por correspondência, a crianças refugiadas de guerra.
- 1946 - A Universidade de Sudafrica (UNISA) começa a ensinar também por correspondência; e em 1951 essa instituição (atual Universidade a Distância na África) dedica-se exclusivamente a desenvolver cursos a distância;
- 1962 - Inicia-se, na Espanha, uma experiência de Bacharelado Radiofônico; e a Universidade de Dehli cria um Departamento de Estudos por Correspondência, como experiência para atender aos alunos que, de outro modo, não podem receber ensino universitário;
- 1974 - Criada a Universidade Aberta de Israel, que oferece, em hebreu, cerca de 400 cursos em domínios variados;
- 1975 - Criada a Fernuniversitätt, na Alemanha, dedicada exclusivamente ao ensino universitário;

Vendo esse complemento da cronologia da EaD, e relendo o material oferecido pelo curso, nota-se que o desenvolvimento da modalidade está dividida em três gerações (WIKIPÉDIA), que usam diferentes tecnologias:

- Primeira Geração: marcada pelo ensino por correspondência com material impresso (séc. XIX). No Brasil, o pioneiro é o Instituto Monitor, que, segundo a Wikipédia, em 1939, ofereceu o primeiro curso por correspondência, de Radiotécnico.

- Segunda geração: cursos pela televisão, chamados de Teleducação ou Telecursos, com o recurso aos programas radiofônicos e televisivos, aulas expositivas, fitas de vídeo e material impresso. Por exemplo, em MS (1983/1984) foi criada a “TV Educativa do Mato Grosso do Sul”.

- Terceira geração: é a que utiliza os ambientes interativos das novas tecnologias, especialmente da internet, a mais atual e que mais se expande.

Pode-se concluir que um curso à distância pode utilizar apenas uma das tecnologias disponíveis, ou somar a ela outras tecnologias: um curso via internet pode realizar um momento síncrono de debate na TV ou materiais via Correios.

REFERÊNCIAS

KURC, Sheila. Criando Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Prática. São Paulo: ECA-USP, 2006. Disponível em Acessado em 05/10/2009.

LANDIM. Quadro cronológico da EaD no mundo e no Brasil. Disponível em Acessado em 05/10/2009.

WIKIPÉDIA. Educação a Distância. Disponível em Acessado em 05/10/2009.

4 comentários:

  1. Gostei do blog. Me acrescetou conhecimento sobre o processo histórico do EAD. A EAD no Brasil tem avançado muito, apesar da resistência de algums educadores que estão presos a um antigo paradigma: "A presença mágica do professor transmite conhcimento". É visivel como muitos alunos se acomodam diante do professor presencial (chegam a dormir durante a aula, po melhor que seja o recurso utilizado) enquanto na EAD ele pode dormir, mais durante o seu período de estudo permanece sempre atento e buscando conhecimento.

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  2. Podemos aproveitar e divulgar seu blog (http://educaonoambientevirtualdeaprendizagem.blogspot.com/), para quem tiver interesse em discutir mais sobre Educação a Distância. Afinal, há um leque muito grande de informações a serem partilhadas. Abraços.

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  3. Conhecer o histórico do EaD é fundamental para a educação no Brasil. Sabemos da sua importância ,a contribuição decisiva que teve e tem na vida de muitas pessoas.A oportunidade do crescimento intelectual é valoroso a qualquer individuo.
    Juscelina

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  4. Estamos na era da tecnologia é bom conhecer a história da EaD no nosso país isso é muito importante no nosso país.....

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