quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Neutralidade das tecnologias – alguns apontamentos

Texto escrito em 21-08-10


Conseguimos nos comunicar de forma horizontal? Nesta fase da Web 2.0 é estimulada a participação/opinião por diversos canais – mas essa inserção é realmente horizontalizada e consciente?


Falta de acesso/universalidade física, como, por exemplo, condições de manter a internet. Esse ponto eu sei como é, afinal não é de hoje que estou sem computador e internet em casa ou no trabalho...

Falta de conhecimento do código. Há treinamento? As diversas gerações têm o conhecimento da língua, linguagem. Aqui estava pensando em quantas pessoas não dominam nem a utilização de um aparelho dvd. Quantas pessoas tem dificuldade em fazer mais do que discar e ligar/desligar um celular. Não tenho números aqui, mas estou falando de pessoas não-alfabetizadas ou analfabetas funcionais (que leem um texto de jornal ou de manual de utilização e não compreenderam as informações). Ainda somos uma sociedade que utiliza-se muito mais da oralidade: conversa, rádio, telefone etc.

Expandir o uso das novas mídias para mais pessoas, ampliando a democratização da comunicação. Esse ponto precisa de urgência. Tenho ouvido muitos projetos, mas é preciso ampliar mais, mais...


Por uma comunicação pública, democrática e participativa!

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário