Há uma
máxima em que diz: em tempo de CRISE = CRIE.
Quem
trabalha em assessoria de imprensa sabe o quanto é importante estar preparado
para enfrentar os problemas quando estes se tornam públicos. Vamos a algumas
anotações que tenho há algum tempo sobre a forma de atendimento à imprensa
durante esse período mais crítico para a organização:
- Não fuja de atender à imprensa. Melhor, antecipe-se em descobrir o que ocorreu.
- Faça um completo levantamento da situação, preparando-se com informações atualizadas, dados e números.
- Evite palavras alarmistas ou negativas, para não ampliar o efeito negativo da ocorrência com suas palavras.
- Pode ser preparado um texto informativo oficial, descrevendo o fato ocorrido e enfatizando as providências da empresa para solucionar o problema.
Agora, que
mais uma vez debatemos o tema crise (que diga-se de passagem é o nome da matéria
que tive no fim de semana na pós em Jornalismo Empresarial), vamos a duas
afirmativas que caíram em concursos e que também nos ajudam a fixar o
ensinamento de hoje:
"No
relacionamento com a imprensa, o assessor deve avaliar jornalisticamente todos
os acontecimentos que envolvem o órgão ou pessoa assessorada."
"Em
momentos de crise de imagem da organização, o assessor de imprensa exerce uma importante
atuação de interlocutor com a mídia e colabora para amenizar os efeitos dessa
crise. Nessas situações, é correto redigir comunicados com dados verdadeiros. A
organização pode não informar determinados fatos se, por algum motivo,
considerá-los estratégicos, mas isso só será aceitável se a omissão dessas
informações não contrariar o esclarecimento sobre fatos em atenção à segurança
das pessoas."
Gostei do blog, um abraço.
ResponderExcluirObrigada!
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