segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Estudando oratória

Falar em público sempre me deixa muito nervosa. E fazia tempo que planejava fazer um curso específico de oratória. Mesmo estando em um momento de correria, me inscrevi no treinamento ofertado pelo Sebrae, com a facilitadora Marasella Macedo.O curso de uma semana começava às 19 horas e nunca terminava antes das 23h. Valeu pelo aprendizado que tive.


Um dado importante para quem fará algum tipo de apresentação é que apenas falar (mensagem verbal), depois de três dias, deixará gravado aos ouvintes somente 10% do que foi passado. “Se, entretanto, expuser o tema verbalmente, mas com o auxílio de um recurso visual, depois do mesmo período, as pessoas se lembrarão de 65% do que foi transmitido”.

Falar de modo natural é uma das principais dicas do curso, porque a espontaneidade pode transmitir mais credibilidade à sua defesa que a mera aplicação de técnicas. Outros pontos importantes são:

  • Não confiar na memória/memorização. Ter um roteiro de apoio é o melhor meio de transmitir ideias que apenas ser um leitor de slides.
  • Use linguagem correta e evite repetição de sons (né, ah, entendeu).
  • Conheça o público que te ouvirá.
  • Tenha começo e fim em sua apresentação. Conte antes sobre o tema que irá abordar, desta forma a plateia acompanha melhor sua linha de raciocínio.
  • Mantenha uma postura correta durante a exposição do tema, evite excesso de movimento com os pés e as mãos (vamos dizer assim!).
  • Seja bem-humorado.
  • Prepare-se, se for falar 15 minutos, tenha assunto para o dobro do tempo.
  • Fale com emoção, coloque-se no lugar de quem está te assistindo e acredite, antes de tudo, no que está dizendo. Para persuadir, pode-se usar como argumentos: exemplos, comparações, dados estatísticos e pesquisas/estudos.

Do retorno que tive dos colegas no teste final, uma apresentação individual feita por todos os alunos no último dia de curso do Sebrae, entendi que preciso realmente ter mais calma e falar mais pausadamente, assim poderei ser natural, ser "eu mesma". Eles consideraram que dominei o tema, faltou apenaa me atentar para alguns detalhes, como “vender melhor meu produto”.

Solicitei à professora, em e-mail posterior, uma avaliação minha. Marasella me respondeu que minha “introdução foi excelente”, fiz um bom “contato corporal e visual com a plateia” e demonstrei “profundo conhecimento" sobre o que apresentei. Para melhorar, ela ponderou que devo “falar um pouco mais alto e tomar cuidado com os vícios de linguagem, pois apareceram alguns ééééé”. Como dica, me falou que posso fazer uma pausa ao terminar as frases de minha fala, “para que o público possa refletir sobre o que escutou”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário