quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Media Training

“A imprensa representa parte da sociedade e por isso precisa ser atendida”.

“Não se deve tentar enganar o jornalista, pois, se ele descobrir, o resultado vai ser dos piores para a organização e para a marca”.

É com essas frases de Heródoto Barbeiro, no Livro Media Training: como usar a mídia a seu favor (Saraiva, 2011), que eu te pergunto: por que devemos atender à mídia?

Várias podem ser as respostas, mas vamos analisar junto com Heródoto olhando pelo lado de uma corporação:

“A imprensa pode contribuir para que sua organização obtenha o atributo da credibilidade”.

Portanto, neste ponto podemos colocar a importância de conhecer melhor a mídia e saber como utilizar de maneira mais precisa suas ferramentas e atributos.

“Comunicação não é o que você diz, mas o que o outro entende”
(David Ogilvy)

Especialmente em momentos de crise é importante trabalhar sempre com a verdade, sem se esconder da reportagem. Aqui se eu pudesse ilustrar, colocaria o vídeo em que o pessoal do CQC da Rede Bandeirantes procura a assessoria e o prefeito de Porto Velho em novembro de 2012 para falar das obras dos viadutos da cidade. Quem assistiu ao programa sabe do que estou falando! (em uma das passagens, o repórter bate na porta e grita algo do tipo: estamos aqui, sabemos que vocês estão aí dentro)

“É comum que em momentos de crise a atitude da empresa seja se encolher, imitando um avestruz que esconde a cabeça na areia. Isso, perdoe-me o avestruz, abre um leque extraordinário de notícias que atingem a marca e o dirigente da empresa”.

“Nada melhor para combater uma crise do que uma transparente visão estratégica, definições claras e conduta correta. Não há crise que resista a essa receita da vovó. Afora isso, é só mais confusão e noticiário negativo. Esconder é o pior remédio. A pior opção. A imprensa de uma forma ou de outra descobre, e a enxurrada de notícias desfavoráveis é antecedida por questionamentos de ordem ética e moral. Pode ter certeza de que o estrago vai ser muito maior”.

Bom, a receita da vovó e do Heródoto está registrada acima, agora é só lembrar sempre. Colocando-a em prática, é claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário